Busca

Professor | Coordenador
 
 
Orquestra de Câmara da UCP

HISTÓRICO
Idealizada com objetivo de combinar músicos experientes com jovens recém-iniciados na prática instrumental, a Orquestra de Câmara da UCP foi fundada em fevereiro de 1997 para ser uma orquestra-escola. Assim como o Coral da UCP, a orquestra também dedica seu repertório com foco na Música Sacra. Partindo do zero, ensinando à maioria dos músicos os elementos dos seus instrumentos, a orquestra já incluiu no seu programa obras de peso do repertório tradicional.

Entre elas a Missa da Coroação e trechos Réquiem, de Mozart; a Cantata BWV4 Christ lag in todesbanden e a Missa em Lá Maior, de Bach; e ainda a Missa em Sol Maior, de Schubert; a Ode Come, ye sons of Art, de Purcell; e trechos do oratório O Messias, de Haendel; além de obras modernas de compositores brasileiros como Cézar Guerra-Peixe, Carlos Cruz e Ernani Aguiar. 

Tendo à frente seu fundador, o maestro Antônio Gastão, o regente vem contribuindo regularmente com a composição de trabalhos originais para a Orquestra UCP, que já estreou diversas de suas obras: a Missa Suzuki; o Oratório O Descobrimento do Brasil; o Auto de Natal; o Stabat Mater; a Cantata pelos 200 anos da cidade de Resende e a Suíte de Cirandas, além de toda uma série de pequenas obras litúrgicas.

Na trajetória do grupo estão apresentações em diversas cidades, entre as quais destacam-se os concertos realizados em Londrina, no Paraná; o Festival Campestre de Areal; o Festival de Orquestras do Sul Fluminense, em Volta Redonda; os concertos na Igreja Matriz e no Teatro da AMAN, em Resende; e a apresentação, junto com o Coral da UCP, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a convite da Direção Artística deste que é um dos mais prestigiosos palcos do país.

A Orquestra de Câmara da UCP se apresenta regularmente nas cerimônias religiosas da Catedral São Pedro de Alcântara, da Capela Nossa Senhora de Sion e também nas séries de concertos promovidos pela Universidade.

COMO INGRESSAR

Os interessados podem procurar diretamente o maestro nos dias de ensaio. Numa primeira fase, eles serão avaliados tanto em sua capacidade instrumental quanto em sua leitura musical. Aqueles que forem considerados capacitados poderão começar a participar dos ensaios, passando então por um processo de avaliação continuada. Conforme seu desempenho, poderão ou não ser integrados ao grupo. Os candidatos com habilidade instrumental mas deficiência na leitura musical são convidados a participar gratuitamente das aulas correspondentes no curso preparatório do coral.

CONCESSÃO DE BOLSA

Os músicos regularmente matriculados na Universidade podem receber bolsas de estudo.  O valor destas bolsas varia de 1 a 3 créditos acadêmicos por mês, sendo condicionado ao desempenho apresentado pelo aluno, conforme seus resultados em avaliações regulares.

Os requisitos avaliados para a concessão de bolsas são o bom desempenho instrumental, perfeito conhecimento do repertório, entrosamento com o grupo, assiduidade e pontualidade nos ensaios e nas apresentações.

ENSAIOS

A orquestra ensaia no auditório da Escola de Música UCP, no Campus Benjamin Constant. Os ensaios, dedicados à preparação do repertório, acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras das 14h30min às 16h.