Busca

 
 
O acesso das pessoas com deficiência à educação superior vem crescendo significativamente, em razão da inclusão das mesmas na educação básica e das leis que garantem a todos, o acesso à educação. Com o intuito de garantir o direito à educação de todos os seus estudantes que apresentam deficiência, a Universidade Católica de Petrópolis possui, em sua estrutura, o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Pedagógico (NAAP).

Além de pessoas com deficiências, tem sido comum recebermos alunos com dificuldades de aprendizagem como Dislexia, TDAH e Discalculia, para os quais é também exigido atenção individualizada. O Núcleo também atende às pessoas com mobilidade reduzida (temporária), idosos, obesos, gestantes e lactantes, com vistas a garantir condições de acesso e utilização dos ambientes da Universidade. 

O NAAP tem como finalidade atender alunos com deficiência e déficit de aprendizagem, garantindo a todos o direito à educação, rompendo o paradigma da exclusão, inserindo-os no Ensino Superior.

Para dar apoio a estes estudantes o Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar, para auxiliar a cada um em sua respectiva necessidade, promovendo a UCP como um espaço de inclusão e aprendizagem. Desta forma pretende-se abolir as barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, buscando o ingresso, acesso e permanência do estudante.
O atendimento do Núcleo segue um plano de acompanhamento individualizado, voltado para a necessidade e especificidade de cada um.  Aos professores oferece um apoio, com orientações que poderão auxiliar nas práticas pedagógicas, com o objetivo de facilitar o ensino a todos os alunos. 
Aqueles alunos que já informam, no momento de seu ingresso, possuir algum deficiência ou dificuldade de aprendizagem são contactados pelo Núcleo que oferece todo o suporte e acompanhamento necessário para a sua adaptação e integração no ambiente acadêmico.
Além disso, qualquer estudante que necessitar apoio do Núcleo pode entrar em contato por e-mail acessibilidade@ucp.br.