Busca

 
 
O Centro de Ciências Jurídicas da UCP, por meio do Mestrado em Direito, recebeu nesta sexta-feira (04.12) os pesquisadores argentinos Mariana Inés Godoy e Juan Pablo Matta, além da Doutora em Antropologia pela UFF e professora da UFRJ, Kátia Sento Sé Mello. Eles participaram do painel Diálogos Interdisciplinares sobre Administração de Conflitos realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade.
 
O encontro teve como objetivos fomentar a pesquisa interdisciplinar, assim como fortalecer a pesquisa e contribuir com o esforço de internacionalização do Programa de Pós-Graduação (PPGD) da UCP. O evento interdisciplinar, de Direito e Antropologia, teve como público-alvo alunos do Mestrado e da Graduação da Universidade, além de professores, pesquisadores e juristas.

Pesquisadores argentinos e da UFRJ participam de painel Diálogos Interdisciplinares sobre Administração de Conflitos
 
Mariana Inés Godoy, que é socióloga e Doutora em Antropologia Social, abordou questões metodológicas, temas e problemas no campo da administração de conflitos. Ela também é pesquisadora do Instituto de Investigações em Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Nacional de Salta, na Argentina.
 
Já o Doutor pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, Juan Pablo Matta abordou sobre a “Vizinhança como categoria moral e sensibilidade jurídica única no contexto de conflitos comunitários”. Juan é antropólogo social e diretor do Departamento de Antropologia Social e Pesquisador do Grupo de Estudos Socioculturais do Conflito NURES, da Faculdade de Ciências Sociais de Olavarría e Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires.
 
Professora do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da ESS da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Kátia Sento Sé Mello falou de Antropologia, Direito e Mediação.

“O evento é importante, pois marca o esforço de internacionalização que o nosso Programa de Pós-Graduação em Direito vem fazendo. Os professores que vieram hoje são referência em pesquisa na Argentina no campo da administração e mediação em conflitos. E também evidencia a interação com outras universidades e programas, uma busca que também temos dessa ligação do Mestrado em Direito com outras instituições nacionais e internacionais”, destaca o Doutor em Direito, Klever Paulo Leal Filpo, professor do PPGD da UCP. Klever também é pesquisador do INCT/InEAC/UFF e líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Empírica sobre Administração de Conflitos da Universidade.


Pesquisadores argentinos e da UFRJ participam de painel Diálogos Interdisciplinares sobre Administração de Conflitos