Busca

 
 
Buscar a promoção e otimização de aprendizagens abordando assuntos atuais sobre Educação e Saúde, partindo de temais da atualidade e relevantes que auxiliem na atuação profissional a partir de uma visão psicopedagógica. Esse foi o mote do I Seminário de Psicopedagogia promovido pelo Curso de Psicologia e de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da UCP. O evento aconteceu no sábado (28.10), durante todo o dia no Salão Nobre do campus BC da UCP.

I Seminário em Psicopedagogia da Região Serrana
 
O encontro foi voltado a estudantes de Psicologia, Pedagogia e áreas afins; além de profissionais das área de Saúde e Educação como professores, psicólogos, psicopedagogos; e ainda pais e familiares de crianças com transtorno e/ou dificuldades de aprendizagem.
 
“A Psicopedagogia é uma área de conhecimento ainda pouco conhecida, mas de extrema importância para os dias atuais. Ela é capaz de dar um outro olhar para as dificuldades de aprendizagem e assim ajudar nossas crianças no processo de ensino e aprendizagem à medida em que vemos muito mais as potencialidades do que as próprias dificuldades do aluno”, explica Renata Zambelli, Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
 
“Pensando nisso organizamos um evento no qual poderíamos falar sobre a Psicopedagogia e as áreas de conhecimento que a circundam a fim de ampliar e ressignificar o conhecimento a partir de teorias e reflexões. E assim aconteceu. Tivemos um dia muito agradável, de muitas trocas com profissionais de excelência”, destacou Renata.
 
A programação contou com palestras com a psicopedagoga e Pró-Reitora do Instituto Pró-Saber, Maria Cecília de Almeida e Silva; e também com a psicopedagoga e Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia/RJ, Maria Katiana Gutierrez; além de diversas mesas-redondas com a psicopedagoga Margot Coutinho e com a neuropediatra Bianca Aparecida Sant’Anna Maciel; com os psicólogos Luísa Gonçalves Pires, Katia M. Ribeiro de Souza e Carlos Henrique Gonçalves; com as psicopedagogas Anna Maria Lacombe, Paula Finkelstein e Alana Sineiro; e ainda com a Mestre em Educação e Pedagoga, Vivian Portilho, com a Professora Doutora Fabiana Eckhardt e Doutora Vanessa Resende.

I Seminário em Psicopedagogia da Região Serrana
 
A Coordenadora do Curso de Psicologia e do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mara Noel destaca a importância do evento para estudantes, acadêmicos e profissionais das áreas.
 
“Oferecer aos estudantes e profissionais um dia de reflexões sobre os processos de aprendizagem e as possibilidades de intervenções foi de extrema relevância para nós. Tivemos um dia rico de contribuições com a participação de diversos profissionais com um alto nível de qualificação em que o processo de troca enriqueceu a todos que puderam estar presente. Trazer para debate temas como ansiedade, depressão, aprendizagem, medicalização, escola, entre outros, faz com que possamos verificar que muito podemos contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes no contexto escolar. Importante frisar que os diversos contextos sociais em que crianças e adolescentes encontram-se inseridos são objetos riquíssimos de investigação e debate no campo da Psicopedagogia”, pontua a professora.

I Seminário em Psicopedagogia da Região Serrana