Busca

 
 
Uma palestra sobre Experiências em Missões de Paz da ONU marcou o Dia do Internacionalista, celebrado nesta terça-feira (31.10), no evento promovido pelo curso de Relações Internacionais (RI) da UCP no campus BC. No encontro, que aconteceu no auditório da Universidade, também teve uma apresentação de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares.

Dia do Internacionalista é comemorado com palestra sobre Missões de Paz da ONU
A mesa-redonda contou com a participação do Tenente-Coronel QMB César Jackson Silva Souza, que passou pelo Curso de Comando e Estado-Maior do Exército em 2012 e 2013. Integrou o Estado-Maior da Missão Multidimensional Integrada para Estabilização da República Centro Africana (Minusca) em 2014 e atualmente é instrutor na Escola da Comando e Estado-Maior do Exército e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM). Na palestra falou sobre a República Centro Africana: possível destino das tropas brasileiras. 

Graduada em Relações Internacionais pela UCP, Alessandra Cordeiro Carvalho – que é mestranda da Escola de Comando e Estado Maior do Exército – falou sobre sua dissertação a respeito da “securitização cibernética dos EUA no século XXI sob a ótica da Escola de Copenhague: a ameaça ciberterrorista”. 

Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, com Pós-Doutorado em Administração Pública pela EBAPE/FGV, o Coronel Carlos Eduardo de Franciscis Ramos completou o grupo de palestrantes da noite. Ele é Chefe do Departamento de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Meira Mattos (IMM) da Escola de Comando e Estado-maior do Exército (ECEME), da qual além de instrutor dos seus cursos regulares, também é professor visitante nos cursos de mestrado e doutorado.

Dia_Internacionalista
Para a Coordenadora do curso de RI da UCP, Luiza Bizzo Affonso, o tema das Missões de Paz da ONU é de grande importância, não só por fazer parte dos debates atuais da Segurança Internacional, mas também por ser uma temática de interesse nacional brasileiro”.
 
“A palestra trouxe oportunidade ao corpo discente e docente de Relações Internacionais da UCP de tratar da temática das operações de paz, não só por uma perspectiva acadêmica, mas também prática. Dessa forma, ouvir relatos de militares que participaram das missões in loco faz com que a teoria se aproxime mais do cotidiano das missões. Além disso, o evento permitiu uma importante interação civil-militar, demostrando que a Defesa Nacional deve ser uma preocupação de todos”, pontuou.

Tenente-Coronel QMB César Jackson Silva Souza; a Graduada em RI pela UCP, Alessandra Cordeiro Carvalho; o Coronel Carlos Eduardo De Franciscis Ramo; a Coordenadora do curso de RI da UCP, Luiza Bizzo Affonso; e Major Anselmo, representante da Coordenação do PPGCM
Tenente-Coronel QMB César Jackson Silva Souza; a Graduada em RI pela UCP, Alessandra Cordeiro Carvalho; o Coronel Carlos Eduardo de Franciscis Ramos; a Coordenadora do curso de RI da UCP, Luiza Bizzo Affonso; e o Major Anselmo, representante da Coordenação do PPGCM