Busca

 
 
A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) agora passa a contar com um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), uma parceria com a Receita Federal (RFB). Com apoio também da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e Conselho Regional de Contabilidade do RJ (CRC-RJ), o projeto foi lançado nesta quinta-feira (21.03) em evento no campus Benjamin Constant. Na ocasião foi assinado o termo de cooperação entre as instituições e realizada a palestra Práticas Contábeis no Século XXI: O papel do NAF na sociedade.

“Hoje estamos dando esse grande passo com um núcleo de apoio às questões do Imposto de Renda e orientação fiscal, entre outras. E tenho a certeza que essa parceria trará aos alunos, em nível acadêmico, o diferencial na formação daqueles que desejarem fazer o curso e atuarem como voluntários no núcleo, para que possam estar em grau de vantagens junto ao mercado de trabalho quando já estiverem formados”, observa o reitor da UCP, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, ao abrir o evento.

UCP e Receita Federal lançam NAF

Com mais de 300 NAFs espalhados pelo Brasil, a UCP será a primeira Instituição de Ensino Superior da cidade a ter o núcleo, que funciona como um “escritório”, no qual é oferecida orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários – sob a supervisão dos profissionais - a pessoas físicas, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

Por meio de uma vivência prática, os estudantes terão a oportunidade de aplicar o conteúdo do seu aprendizado de sala de aula nas orientações aos contribuintes. Assim, o NAF atinge sua proposta de promover uma maior interação entre a RFB, a IES, alunos e sociedade, oferecendo, por meio da cooperação mútua, a qualificação de futuros profissionais contábeis e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes que não possuem condições. 

“É uma honra estar neste evento e gostaríamos de agradecer a UCP que acreditou no projeto do NAF, uma parceria também com o CRC-RJ e JUCERJA. Ele surgiu por iniciativa de um servidor da Receita que percebeu, que em diversos casos, o contribuinte não tem condições de efetuar os procedimentos necessários ao cumprimento de suas obrigações. Muitas vezes deixando de obter os benefícios a que ele tem direito. Aí que entra o papel do NAF. A partir de agora ele terá oportunidade de vir aqui na UCP e receber uma orientação mais personalizada. E o NAF vai além disso. Ele também é uma ferramenta de educação fiscal e conscientização”, pontua Rômulo Brand, auditor fiscal da Receita Federal representando a Instituição. 

UCP e Receita Federal lançam NAF

O evento também contou com a presença do vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani; da pró-reitora de graduação, Regina Máximo; do pró-reitor administrativo, Anderson Cunha; do pró-reitor administrativo adjunto, Henrique Lisboa; do presidente do CRC-RJ, Waldir Ladeira; do presidente da JUCERJA, Vitor Hugo Feitosa; do palestrante da noite, José Paulo Correia, que é chefe substituto do Serviço de Programação e Logística e representante de Educação Fiscal da Receita Federal; entre outros representantes das Instituições.