Busca

 
 
Autor de Eneida, sua mais famosa obra, Virgílio teve grande influência nos autores do ocidente, chegando a virar, inclusive, personagem em A divina comédia. Ele foi o tema do Expoentes da Literatura, que abriu sua temporada de palestras nesta segunda-feira (25.02) sobre grandes autores. O encontro, promovido pelo curso de Letras e aberto aos interessados em Literatura, foi no auditório do campus BC.

Expoentes da Literatura abre temporada de 2019 falando sobre Virgílio

“A abordagem da palestra é sobre a influência de Virgílio nos grandes autores que vieram depois dele. Ele teve três obras, todas muito famosas na sua época, na Idade Média. Mas a que persistiu até hoje foi Eneida”, comenta a professora doutora Nina Barbieri Pacheco, quem ministrou o primeiro encontro da série nesta segunda.

A escolha de “Virgílio” foi para trazer à luz um dos maiores poetas romanos que existiu, apresentando alguns pontos das suas principais obras e destacando sua enorme influência ao longo dos séculos.

“As épicas ficaram para posteridade. Foi Homero, grego; a latina só de Virgílio; e Os Lusíadas, de Camões, a quem ele teve muito influência. Como as epopeias não persistiram muito tempo, é importante, principalmente para os estudantes de Letras, por estudar poema épico, estudar Virgílio. Porque é uma das quatro principais epopeias que temos”, completa Nina.