Busca

 
 
Uma parceria firmada entre a UCP e o Serrano Football Club vai possibilitar que estudantes dos cursos de Educação Física e Fisioterapia desenvolvam atividades de treinamento e avaliação com os atletas do Leão da Serra.  A iniciativa vai contribuir para o aprendizado dos alunos, que terão a oportunidade de lidar diretamente com atletas do esporte de alto rendimento.

“Estão previstas atividades de treinamento e avaliação de atletas no Centro Poliesportivo da UCP, no Bingen, bem como nossos estudantes de estágio em Treinamento Esportivo serão recebidos pelo Serrano e poderão acompanhar todas as atividades da temporada 2019. Um contato que é de suma importância para a formação profissional de qualidade”, explica o coordenador do curso de Educação Física da UCP, Cristiano Queiroz de Oliveira, que vai supervisionar o estágio dos estudantes com os jogadores do time.

UCP e Serrano firmam parceria

No ano passado, alunos da disciplina de Futebol de Campo do curso de Educação Física já iniciaram esse contato com aulas aos sábados no campo do Serrano. O Centro Poliesportivo da UCP também chegou a receber um grupo de cinco atletas do Clube, que realizou treinamento físico entre os meses de agosto a dezembro. O trabalho, que ocorreu duas vezes por semana, foi acompanhado por estudantes do Estágio Supervisionado – disciplina do curso de Educação Física.

Para Cristiano, essa parceria traz benefícios para os universitários e para o Clube, que passa a contar com um laboratório específico para avaliações físicas dos atletas - o Laboratório de Ciências do Esporte e do Exercício da UCP (LaCEE) - e com a possibilidade de estender suas sessões de treinos para fora das dependências do Clube.  Além disso, o convênio prevê acompanhamento pelo curso de Fisioterapia da UCP, com o professor Sandro Vieira, responsável pelo Estágio Curricular da área esportiva, abrindo ainda mais as possibilidades de ganho para estudantes e para o Clube.

UCP e Serrano firmam parceria

“Nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar a realidade do futebol de alto rendimento brasileiro. Essa é uma oportunidade vivenciada por poucas Universidades brasileiras. Eles não só recebem os atletas de futebol profissional em nossas instalações, como acompanham no próprio Serrano a rotina de treinamento e de jogos do campeonato carioca”, comenta Cristiano, que destaca, ainda, que a iniciativa contribui para o aprendizado dos estudantes, mas também como um estímulo ao esporte do município.

“Por outro lado, as dificuldades encontradas no esporte profissional no Brasil podem ser minimizadas com parcerias como essa, onde a Universidade entra com know-how para auxiliar no trabalho de excelência que uma equipe profissional demanda, tendo assim um investimento social da Universidade em apoio ao esporte de alto rendimento do nosso município”, pontua.

Parceria que fortalece instituições da cidade

Um dos principais responsáveis pelo trabalho de resgate do Leão da Serra, o jornalista Dudu Monsanto, que é presidente da Frente Azul - o grupo gestor de futebol profissional do Serrano – também salienta essa parceria entre duas importantes instituições petropolitanas.

“Quando pensamos em retomar o futebol profissional do Serrano, a nossa ideia era justamente reunir tudo aquilo que a cidade tem de melhor e fazer do Clube uma tradução disso. E quando se fala em academia, em graduação, a Universidade Católica de Petrópolis é um polo de formação de profissionais de excelência já há muitos anos. E o Serrano hoje com essa área em que há um espaço muito grande para o desenvolvimento do futebol profissional é um lugar que pode dar aos acadêmicos de cursos diferentes a oportunidade de ter a vivência no esporte de alto rendimento”, disse Monsanto, que ressalta a troca entre os estudantes e atletas. 

“Vamos trazer tudo para os acadêmicos poderem se desenvolver no dia a dia do futebol profissional. E claro, também vamos poder desfrutar de toda essa qualidade de infraestrutura que a Universidade Católica de Petrópolis tem na parte de fisiologia, de avaliação e preparação física. Então é uma parceria que conseguimos fortalecer duas grandes instituições que a cidade possui, que é o Serrano e a UCP”, frisa. 

UCP e Serrano firmam parceria