Busca

            
 
 
Antes mesmo do início oficial do ano letivo, os docentes e novos professores da UCP receberam, na última sexta-feira (01.02), as boas-vindas da reitoria. O encontro aconteceu no campus BA, onde foram realizadas reuniões e capacitação para os novos docentes e também oficinas para todos os professores. Depois, uma missa foi celebrada pelo reitor, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, e em seguida uma confraternização no auditório. As ações fazem parte da Semana Acadêmica, que terá programação até o dia 6 de fevereiro.

A primeira atividade do dia foi o encontro com os professores que ingressam no corpo docente da Instituição com a pró-reitora de graduação, Regina Máximo. Depois, eles participaram de uma capacitação sobre o sistema da Universidade. No fim da tarde, todos os docentes da UCP participaram de oficinas sobre Ensino e Aprendizagem – novas perspectivas para a relação professor-aluno e também sobre Tecnologia e Educação – recursos para os docentes UCP. 

Novos professores recebidos pela pró-reitora de graduação, Regina Máximo

O dia foi encerrado com uma recepção de confraternização com os docentes da Instituição e reitoria, que na ocasião apresentou os novos professores que chegam à Instituição e também as mudanças nas coordenações de centros e cursos. No encontro, o reitor da Universidade também falou sobre a UCP e o Colégio de Aplicação, e sua relação acadêmica e também humanitária que trouxe melhorias para a Instituição como um todo, e a respeito de um documento feito pelo Papa Francisco com diretrizes para a educação católica no mundo todo. 

“A primeira é a questão de humanizar a educação. Colocar a pessoa humana no centro do processo educativo. Se nós estamos ensinando, aquele que está sendo ensinado enquanto estudante, ele é o mais importante de todo o processo. Estou ali para poder ajudá-lo a aprender. O caminho que vou buscar, o método, as ferramentas mais adequadas para que aquele estudante possa chegar àquele conhecimento. Por isso que mais do que adquirir só conhecimento, na educação católica a gente adquire conhecimento para a vida. Tornar a vida melhor”, frisou o reitor. 

“Não é só adquirir conhecimento para me tornar um profissional exemplar e com conhecimento técnico. Mas precisa ir além. Que é exatamente relacionar-se a vida com o outro”, complementou falando de uma das cinco diretrizes que considera importantes para a educação. As atividades seguem até quarta-feira (06.02) com ações no campus BC.