Busca

 
 
Recém-formada na UCP, a arquiteta Thaís Fontainha foi convidada a montar seu espaço individual na 5ª Mostra de Ambientes Assinados Construmil. O evento aconteceu no fim de outubro na loja Construmil Casa & Decoração, em Três Rios, onde os espaços ficarão expostos ao público por aproximadamente um ano. 

“A sensação de ser arquiteta convidada e participar de uma Mostra de Arquitetura no meu primeiro ano de formada é encantador e muito gratificante. Afirma que estou no caminho correto da minha profissão. Um evento desse porte na região é muito importante para nós profissionais, uma oportunidade de visibilidade e de trabalho reconhecido já no início da carreira profissional, também nos aproxima das pessoas que são clientes em potencial. É uma oportunidade excepcional não apenas para arquitetos, mas para a própria Construmil e também para os fornecedores”, comenta Thais. 

Arquiteta formada na UCP participa da 5º Mostra de Ambientes Assinados Construmil

A Mostra reúne o trabalho de seis arquitetos, que criaram espaços especialmente para o evento e com materiais disponibilizados pela Construmil.

“O meu ambiente é um Espaço Café Leitura, que visa ser um ambiente aconchegante que pode ser utilizado nos "cantinhos vazios" de uma residência, assim, destacando a importância do hábito da leitura aliado ao café. O espaço dedicado a leitura se conceitua em elementos relacionados ao café, por de ser uma das bebidas mais consumidas no mundo e pela forte influência na história do Brasil, assim destacando o Vale do Café, região onde o município de Três Rios possui proximidade”, conta a arquiteta. 

Thais destaca, ainda, o que leva da sua trajetória acadêmica na UCP para esse evento e no seu trabalho.

“A trajetória acadêmica na UCP permitiu a segurança de desempenhar meu papel como Arquiteta e Urbanista, e além disso, que em cada trabalho deve ter como pilar o bem comum. Fazer arquitetura não é meramente o "fazer estético". Arquitetura está aliada à funcionalidade, às características do seu cliente, ao reflexo que o espaço projetado tem na sociedade, aos fatores de conforto ambiental e a sustentabilidade. Cada projeto deve ser único”, explica a arquiteta, pontuando o que colocou dos 5 anos de graduação hoje na profissão pela qual estudou. 

”Então nesse evento, minha proposta não foi diferente, pois mesmo em um projeto de interior de um ambiente pequeno é possível ser um local que estimule cultura, senso crítico e conhecimento, e também ter sua particularidade, por exemplo, a valorização da história local”, disse.

Arquiteta formada na UCP participa da 5º Mostra de Ambientes Assinados Construmil

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCP, Erika Machado, a participação de Thais no evento inspira outros graduados e mostra, também, a qualidade do profissional formados na Instituição.

“Thais foi o segundo 10 no TCC do curso. É uma aluna recém-formada, defendeu o TCC no primeiro semestre deste ano. Foi aluna de intercâmbio. É uma ex-aluna maravilhosa, uma profissional extremamente competente. Esse convite dela mostra o nosso ex-aluno sendo colocado no mercado de trabalho, recém-formado e já sendo convidado para participar de uma mostra individual. É uma oportunidade única e é muito difícil um profissional tão recém-formado ser convidado para um evento como este. É um orgulho para a UCP estar representada por uma graduada como a Thais”, disse.