Busca

 
 
A magia do Natal ganhou melodia e som com as apresentações dos grupos musicais da UCP, que encantaram o público neste fim de semana em concertos celebrando o nascimento do menino Jesus. No domingo (09.12), a Capela Nossa Senhora do Sion, no campus Benjamin Constant, foi o palco de cerca de 200 vozes no 43º Concerto de Natal da UCP com os conjuntos musicais da Universidade e do Colégio de Aplicação. Já na sexta-feira (07.12), o Coral e Orquestra de Câmara da UCP abrilhantaram a programação do Natal em Magé.

43º Concerto de Natal da UCP
 
“Tenho que destacar que, além da presença dos grupos musicais da Universidade e do Colégio de Aplicação, tivemos também a presença de ex-cantores que vieram cantar conosco e nossos amigos do coral Contraponto, da UTFPR, que já há alguns anos nos brindam com sua presença nos concertos de Natal. É muito carinho por essa casa, a UCP, vindo de muita gente. Como disse o nosso reitor: é uma grande família, que envolve desde os pequeninos do Coral Regina Caeli, os jovens do Coral Laus Deo, os universitários do Coral, Orquestra e Anima e Cuore da UCP, e finalmente os egressos. É muito bonito isso tudo”, comenta o maestro Antônio Gastão, que comemorou seu 30º Concerto de Natal na UCP.

“A 43ª edição deste concerto foi uma noite muito especial para mim, porque foi a 30ª edição que eu tive a honra de reger. O primeiro concerto de Natal que regi foi em 1989, antes mesmo de completar um ano como regente do coral. No meio do ano que vem eu completo meu 30º aniversário como maestro do coro, mas já completei, agora, 30 concertos de Natal. Só por esse motivo, já seria um concerto especial”, comemora o regente. 

Clássicos do repertório natalino, como Noite Feliz e Boas Festas, entre outras canções emblemáticas encantaram o público que pode conferir as apresentações individuais do Coral e Orquestra de Câmara da UCP; Coral Laus Deo e Regina Caeli, ambos do Colégio de Aplicação da UCP; e mais uma vez a participação especial do Coral Contraponto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR). Todos as vozes se reuniram e emocionaram a plateia cantando juntos o Auto de Natal composto pelo maestro Gastão.

Coral e Orquestra da UCP cativam público no Calçadão de Magé

A tradição do canto coral da Cidade Imperial cruzou os municípios e chegou a Magé, onde fica localizado um dos dois polos EAD da UCP. O Coral e Orquestra de Câmara da UCP se apresentaram no Calçadão de Magé festejando o Natal no município e encantando o público que fez questão de prestigiar o concerto, mesmo debaixo de chuva. 

Coral e Orquestra da UCP no Natal em Magé

“Nosso concerto de Natal em Magé aconteceu bem no meio da cidade, ao ar livre no Calçadão de Magé. O dia estava complicado por causa da chuva, mas o público foi hiper caloroso conosco. Muitos assistiram de pé mesmo, debaixo das marquises, perto do palco, curtindo muito. Magé possui bons trabalhos em termos de bandas de música, mas acho que não possuem uma orquestra clássica, como a nossa, nem, modéstia à parte, um coro do nível do Coral da UCP. Pelo entusiasmo demonstrado pela Secretária de Educação de Magé, eu tenho certeza que deixamos uma excelente impressão na cidade e enriquecemos o Natal de muita gente”, comemora o maestro Antônio Gastão.

E o público concorda. Foi o que disse o aposentado Valmir  Araújo, de 77 anos, que foi conferir especialmente o concerto.

“Eu gosto muito de banda de música. O pessoal do coral veio até me cumprimentar. Achei ótima essa escolha de trazer o coral e orquestra de Petrópolis para o nosso natal. Quem dera viessem sempre”, disse. 

“Eu nunca tinha visto um concerto como esse. Conheço muito pouco de coral. Mas estou gostando muito. Foi tudo lindo”, completou a aposentada Nora Lúcia, de 64 anos.