Busca

 
 
A professora dos cursos de Comunicação Social, Marketing e Administração da UCP, Katia Manangão obteve aprovação de dois artigos para apresentação em eventos científicos da área. Os dois trabalhos são resultados parciais de seus estudos para a tese de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da PUC-RJ.

Professora de Comunicação Social apresenta trabalhos em congressos

O artigo Construções Sonoras, Memória e Propaganda foi apresentado no XV POSCOM, realizado de 6 a 9 de novembro na PUC-Rio,  e contextualizou o jingle como tradicional e relevante representação cultural do som na publicidade, propondo ainda que este seja tratado como suporte de memória na cultura material, evocando experiências afetivas nos interlocutores, imprimindo significados e incremento da imagem de marcas que se utilizam desse recurso para suas estratégias de sensibilização.

O primeiro artigo foi apresentado em outubro no Congresso Internacional de Comunicação e Consumo -  COMUNICOM 2018, que aconteceu na ESPM-SP. Ele trata do Impacto do Jingle na Memória Afetiva dos consumidores, sendo um estudo exploratório para identificar a propaganda como instrumento de mediação de consumo, apresentando-a como um “bem” e consumida além de sua função de ferramenta de comunicação. 

“Por meio do jingle, a propaganda se torna memória e se apropria de significado simbólico afetivo na vida dos indivíduos. Neste artigo foram apresentados resultados parciais de pesquisa de levantamento realizada com 50 entrevistados sobre a percepção e o impacto do jingle na vida e memória destes”, explica a professora. 

Professora de Comunicação Social apresenta trabalhos em congressos