Busca

 
 
A UCP esteve representada no V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, realizado entre os dias 14 e 18 de novembro, com apresentação de trabalhos e resultados de pesquisas desenvolvidas na Instituição. Docente, estudantes e egressos do curso de graduação e do mestrado em Psicologia da Universidade estiveram presentes no evento, que aconteceu na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) em São Paulo.

Foi apresentado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inspirado na prática de estágio supervisionada da pós-graduação em Psicologia da Saúde e Hospitalar da UCP, intitulado O Papel da Educação Permanente em Saúde no Ambulatório de Saúde Mental, desenvolvido pelas estudantes Renata Queiroz Ramos e Gabriela Horta Carvalho, sob a orientação das professoras Cristiane Moreira e Elisameli Vilhena.

UCP no V Congresso Brasileiro Psicologia

Já o grupo de pesquisa Psicologia e Mídia apresentou resultados de duas pesquisas desenvolvidas: Reflexões sobre o Suicídio na Mídia: o silêncio que não ajuda e Análise de Experimento On-line de Prevenção a Pornografia de Vingança, apresentado pelas estudantes Pâmela Mendonça Teixeira Brito e Isabela da Cruz Gomes, e pela egressa do curso de Psicologia, Francyne dos Santos Andrade.

“Estar no V Ciência e Profissão representando a UCP e o grupo de pesquisa Psicologia e Mídia foi uma experiência incrível. Poder apresentar nosso trabalho para pessoas de todo país foi muito gratificante. Ter acesso a oportunidade de agregar novos conhecimentos, participar de minicursos, conhecer outros pesquisadores e seus trabalhos foi grandioso e com certeza essa experiência abrirá muitas portas para futuras apresentações e participações em outros eventos”, disse a estudante do 9º período, Pamela Mendonça Teixeira Brito.

“Apresentei não apenas uma, mas duas pesquisas, e em meio à insegurança prevaleceu a alegria de estar crescendo no ambiente acadêmico e pessoalmente. Estou honrada em representar o grupo Psicologia e Mídia e a UCP neste Congresso”, complementou Isabela da Cruz Gomes, que é do 6° período.

As estudantes do mestrado em Psicologia, Silvia Maria Zalona Vieira e Angelica Scharder Dimitriou apresentaram resultados da pesquisa desenvolvida no grupo Cognição Social, Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos, sob a orientação da professora Cristiane Moreira, com a participação das estudantes de graduação Mayara da Rocha Lima e Nairana da Silva Lima do Rozario. Além do trabalho A interferência das Crenças nos Conflitos Parentais em Estabelecimento de Guarda Compartilhada, o grupo apresentou também relato de experiência de oficina realizada na UCP Cognição Social e Violência contra Crianças e Adolescentes: uma proposta de intervenção, este incluindo a participação da estudante Gabriela Fonseca da Silva.

“A participação no congresso foi importante, pois possibilitou o contato com o que há de mais avançado na pesquisa e prática em psicologia. Estabelecer rede de contatos com profissionais e outros estudantes de diversas regiões do país é muito importante para nossa vida acadêmica e profissional. Poder mostrar para outras pessoas os trabalhos que realizamos na UCP é muito gratificante, o feedback que tivemos e o congresso de modo geral foi um grande estímulo para a produção de outros trabalhos acadêmicos”, comenta Gabriela Fonseca da Silva, do 10º período.

UCP no V Congresso Brasileiro Psicologia

Participação de egressas do curso de Psicologia da UCP

Psicólogas egressas da UCP também participaram do Congresso apresentando seus TCCs. Francyne dos Santos Andrade apresentou a pesquisa A Produção do Menor Infrator na Mídia Brasileira: práticas de criminalização da pobreza no G1, orientada pela professora Rosilene Ribeiro com colaboração da professora Cristiane Moreira. Mayara Mandarino Pinheiro apresentou a pesquisa A Inserção das Famílias na Abordagem ao Portador de Esquizofrenia, orientada pela professora Mara Noel.

Também egressa da UCP, a psicóloga Danielle Leite de Oliveira Gusmão apresentou relato de experiência de atendimento em grupo de cadeirantes que integra os cursos de Psicologia e Fisioterapia, desenvolvido no CIDEPE, orientado pela professora Elisameli Vilhena com a participação da professora Monica Cilento, intitulado Resiliência e Enfrentamento na Reabilitação da Lesão Medular Pós Traumática.

“Participar do V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão foi uma grande oportunidade para compartilhar ideias e trocar experiências. Pude apresentar o relato de experiência do grupo formado como prática de integração dos cursos de Fisioterapia e Psicologia. Grupo este formado por inspiração da professora Monica Cilento e supervisionado pela professora Elisameli Vilhena. E, tive ainda, a chance de apresentar uma releitura do meu Trabalho de Conclusão de Curso. Sou grata também a professora Cristiane Moreira que nos motivou com os trabalhos e acompanhou nesta viagem”, disse Danielle.