Busca

 
 
Celebrado nesta quinta-feira (08.11), o Dia do Internacionalista foi de reflexão na UCP com a palestra Refugiados e migrantes no Mediterrâneo: desafios da sociedade civil na Itália e na Líbia. O encontro voltado a alunos do curso de Relações Internacionais aconteceu no auditório do campus BC com Melissa Rossi e Roberto Baldanza, ambos com ampla experiência e atuação na área de refugiados.

“A questão humanitária é uma questão que toca em vários pontos, mas obviamente estamos falando de pessoas, de deslocamentos humanos enormes no mundo. E estamos falando de ação da sociedade civil para ajudar essas pessoas”, comenta Melissa, que é mestre em Ciências Políticas com especialização em Relações Internacionais.

Além de falar sobre o tema, eles dividiram sua vivência nessa considerada a maior crise humanitária do século. 

“Aproveitamos essa ocasião também para contribuir para que se conheça da melhor forma possível um problema que já é de escala global. Quer dizer que a resposta necessária aos problemas dos refugiados vai além das legislações nacionais. É preciso uma boa coordenação entre governos e também sociedade civil para que os direitos dos refugiados estão internacionalmente reconhecidos sejam também respeitados pelos governos”, completa Roberto, que já trabalhou como gestor em projetos do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na Líbia e também em diversas ONGs na África, Oriente Médio e Caribe que tratavam da temática dos refugiados.