Busca

 
 
Professores e alunos da graduação e do mestrado em Direito da UCP participaram, na terça (30.10) e quarta-feira (31.10), do I Seminário Interinstitucional e Internacional para a Efetivação dos Direitos Humanos na Contemporaneidade. Realizado pela UniLaSalle-RJ com o apoio da UCP, o evento teve como um dos seus principais objetivos gerar e contribuir com questões-chave sobre a efetivação dos direitos humanos na atualidade. 

A dimensão interinstitucional e internacional do evento fez-se perceptível pela cooperação de universidades nacionais e internacionais, como destacado pelo Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, professor doutor Jardelino Menegat.

“O Seminário foi um sucesso de público. Alunos e docentes das principais universidades do Rio se fizeram presentes, além de inúmeros profissionais do Direito. As conferências, presenciais e online, palestras e sessões de apresentação de trabalhos foram muito ricas em seu conteúdo, superando, em muito, as expectativas dos organizadores, chancelando a opção por um evento interinstitucional e internacional, fruto da parceria vitoriosa entre o Unilasalle-RJ, a Universidade Católica de Petrópolis, a Universidade Católica de Brasília e as centenárias Universidades de Salamanca e Burgos, estas duas últimas na Espanha. A expectativa é que o evento se repita, no mínimo, com frequência bianual”, disse. 

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UCP, Sérgio Salles, representou a Universidade na mesa de abertura ao lado da reitoria da Unilasalle-RJ.

“O I Seminário é mais uma etapa na aproximação acadêmica entre a UCP e a Unilasalle-RJ, que recentemente firmaram um acordo de cooperação cultural, educacional e científica. Nossos alunos e professores da UCP foram muito bem acolhidos na Instituição e já nos perguntam quando será o próximo Seminário, o que demonstra o entusiasmo de suas participações”, comentou.

O Seminário foi organizado por uma comissão científica, liderada pelos professores Marcelo Pereira, da UCP e também da Unilasalle-RJ, e Tatiana Trommer, docente da Instituição niteroiense.  

“O evento promoveu discussões sobre os direitos humanos em mesas e grupos de trabalho, nos quais houve expressiva participação de graduandos e mestrandos da Católica de Petrópolis, ressaltando-se também a presença de mestres, egressos do mestrado em direito da UCP. Dentre os docentes do PPGD da Católica de Petrópolis, os professores Daniel Machado Gomes, Denise Salles e Klever Filpo também contribuíram ora como membros da comissão científica ora como mediadores e palestrantes em grupos de trabalho e painéis temáticos ao longo do evento”, observa Marcelo.