Busca

 
 
Com apresentação de 42 trabalhos desenvolvidos entre agosto de 2017 e julho deste ano e pesquisa de 46 novos, a UCP realizou nesta quarta-feira (07.11) a XX Jornada de Iniciação Científica. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do campus BC com a presença do reitor da Universidade, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa; da pró-reitora de graduação, Regina Maximo; pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles; além dos diretores dos Centros Acadêmicos da Instituição. O evento contou, ainda, com apresentação de alunos da Licenciatura em Música da UCP.

UCP realiza XX Jornada de Iniciação Científica

“É com grande alegria que estamos realizando a XX Jornada de Iniciação Científica em nossa Instituição, com a participação de jovens pesquisadores e com a colaboração direta de pesquisadores seja no nosso corpo docente, seja nos convidados que estão hoje aqui para avaliar os trabalhos”, disse o reitor na abertura do evento, destacando que nesta edição além dos graduandos, cinco estudantes do Ensino Médio do CAUCP também estão contemplados com bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do CNPq, na categoria Junior. 

“Gostaria também de expressar um gosto diferente de uma alegria no coração de nessa Jornada estarem participando esses alunos juniores do Colégio de Aplicação. Único colégio do Ensino Médio participando aqui conosco e acredito que merece um destaque. Estamos trabalhando a Universidade entre tradição e inovação. Esse é mais um passo significativo do Colégio de Aplicação estar participando efetivamente da vida universitária, sendo introduzidos a esse campo belíssimo da pesquisa”, ressalta o reitor e também diretor do CAUCP. 

Atualmente, a UCP tem 75 pesquisas em andamento financiadas por meio de bolsas, sendo 42 pelo PIBIC/CNPq – 37 delas específicas para graduandos e cinco para estudantes do Ensino Médio; 20 financiadas pelo Fundo Celso da Rocha Miranda e 13 pela própria UCP. 

“Hoje a UCP tem bolsas contempladas que vão desde o Ensino Médio à graduação. Abrangemos esses estágios fundamentais da formação do jovem pesquisador, seja ainda no Ensino Médio e na graduação. A XX Jornada é uma oportunidade de expor os projetos que foram desenvolvidos em 2017 e concluídos em 2018, nas apresentações em sala de aula, mas também temos uma previsão da pesquisa que está em andamento e será concluída em 2019, nos pôsteres”, explica o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles, que ressalta o papel da pesquisa na vida de um universitário, como no caso da estudante de Biomedicina da UCP e bolsista do CNPq, Lorena Neves. Ela concorre ao Prêmio Lush 2018 na categoria Jovem Pesquisador (Américas) sobre métodos alternativos ao uso de animais em pesquisa. 

UCP realiza XX Jornada de Iniciação Científica

Sérgio Salles destaca, ainda, o empenho da UCP, Fundo Celso da Rocha Miranda e CNPq no fomento à pesquisa e a importância da uma atenção com esse trabalho. 

“A XX Jornada é um panorama da pesquisa com recursos de agências de fomento, o CNPq. Mas destacamos também que a própria UCP hoje, pela sua natureza filantrópica, sua missão e compreensão da importância da pesquisa, ela própria concede bolsas, além das do Fundo Celso da Rocha Miranda. São 75 bolsas no total. Então é um conjunto expressivo que mostra o quanto estamos crescendo na pesquisa. Porque nos últimos anos tem havido, em função da crise, um contingenciamento de recursos. E a UCP, o Fundo e o próprio CNPq têm feito esforços para manter como prioridade a pesquisa”, frisa Salles. 

Após a solenidade de abertura, o público teve a oportunidade de conhecer nos pôsteres expostos as pesquisas em andamento e em seguida, nas salas de aula, a apresentação dos trabalhos iniciados em 2017 e concluídos em 2018 que foram analisados pelos comitês interno - composto por docentes da UCP - e externo – formado por professores convidados de outras instituições, neste ano com avaliadores da UFJF, UFF, PUC-RJ e UFRJ.