Busca

 
 
A capacidade de compreender as outras pessoas e seus comportamentos norteou as discussões no VII Fórum de Cognição Social da UCP, realizado nesta terça (16.10) e quarta-feira (17.10) no campus BC. Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UCP, o evento teve como objetivo oferecer um entendimento sobre este tema que estuda a nossa capacidade de compreender as outras pessoas, permitindo prever o seu comportamento e partilhar experiências.

O evento foi aberto ao público, mas com foco na comunidade acadêmica - principalmente mestrandos, graduandos e egressos de Psicologia.

“A importância do Fórum é para clarificar a linha de pesquisa do mestrado em Psicologia. Mas não somente isso. Para aproximar as pessoas, sejam elas alunos do mestrado ou da graduação em Psicologia, com as temáticas que se referem à percepção social; que se referem a atitudes; preconceitos; que são todos temas de estudos em cognição social e que a gente já vem desenvolvendo há algum tempo aqui, junto à graduação e ao curso de mestrado”, explica a professora e uma das organizadoras do evento, Luciana Xavier Senra.

Com foco no tema Cognição Social, o fórum destacou nesta edição a questão da violência e recebeu para falar sobre o assunto o professor doutor Lélio Moura Lourenço. Docente da UFJF, Lélio ministrou a palestra de abertura O papel das crenças na origem e manutenção da violência: uma perspectiva sociocognitiva.

“Geralmente falamos de assuntos que são desenvolvidos nas temáticas de pesquisa dos alunos de mestrado. No entanto, em virtude de algumas constatações ao longo desse ano com foco nos estudos da violência, este ano trouxemos um convidado externo contemplando esta temática à leitura na perspectiva da cognição social. De como as pessoas percebem o fenômeno da violência; como é que é a interação social a partir desses conflitos; e como é que isso vai sendo desdobrado nas relações, sendo em âmbito doméstico, escolar, no contexto urbano, comunitário”, comenta Luciana.

O VII Fórum de Cognição Social da UCP contou com conferências; mesa-redonda; sessões coordenadas e minicursos. A conferência de encerramento foi apresentada pelo professor doutor Helmuth Ricardo Krüger que falou sobre as Perspectivas no estudo e na pesquisa da Cognição Social.