Busca

 
 
A colonização germânica em Petrópolis foi o tema de uma “noite alemã” promovida para alunos do curso de História da UCP, do 1º e 3º períodos, pelo Clube 29 de Junho - entidade que mantém viva a história e tradições dos colonos. O encontro aconteceu no auditório do campus BC na noite desta quarta-feira (06.06). 

“Acho que falarmos sobre a colonização de Petrópolis para esses alunos, que são praticamente leigos no assunto, é muito importante. Porque eles fazem o curso de História, que fala de maneira geral. Mas saber mais de Petrópolis, da nossa história, para eles é interessante”, afirma Emgydia Hoelz, uma das fundadoras do Clube 29 de Junho e idealizadora da Bauernfest – A Festa do Colono Alemão.

Além de detalhes sobre os colonos germânicos em Petrópolis e seu papel na construção da cidade, os alunos puderam ver objetos da época e a tradição viva por meio da cultura representada nos grupos de dança folclórica. 
 
Para o coordenador do curso de História, Bruno Tamancoldi, é essencial que os alunos da área tenham um conhecimento mais aprofundado sobre a história e em especial a colonização da Cidade Imperial.

“Principalmente para o aluno de licenciatura existe uma lacuna na formação regional, apesar de termos na UCP como disciplina a história de Petrópolis. Mas ela é muito ampla. Desde o ano de 1.600 tem povoamento em Petrópolis. Especificamente da colonização germânica é fundamental termos essa expertise. Então fizemos essa parceria com Clube 29 de Junho para fazer essa palestra, que foi mais, foi uma noite alemã que está sendo bem legal”, disse o docente.