Busca

 
 
A série de encontros Expoentes da Literatura, promovida pelo curso de Letras da UCP, teve na noite desta quarta-feira (30.05) o lançamento do livro Aprendiz. A obra é de autoria do professor e coordenador do curso, Leandro Rodrigues, que brindou o público com seu trabalho explanando junto com a palestrante da noite, a professora e mestre Aline de Almeida Rodrigues sobre a importância da metapoesia na Literatura. O evento aconteceu no auditório do campus BC.

“Acho importante destacar que essa obra fala muito do aprendizado em vários níveis. Do aprendizado primordialmente da poesia, de como se aprende a vida escrevendo, e como se entende a vida lendo. Acho que esse é o grande mote do livro. Essa ligação de poesia e conhecimento. Poesia como uma forma de conhecimento, e uma fonte de conhecimento ao mesmo tempo”, comenta professora ao iniciar a apresentação da obra, a qual assina o prefácio.

Professor Leandro Rodrigues lança livro na UCP

Com 121 poemas, o livro – o sexto do autor – é um reflexo de 15 anos de poesias.

“O Leandro é um autor experiente, já na sexta obra. E essa é uma obra caudalosa. Uma obra bem vasta e expressiva para pensarmos essas questões poéticas. E mais do que isso. Pensando nessa ideia do aprendizado, é uma grande lição de poesia ao mesmo tempo.  A poesia que o Leandro apresenta nessa obra não nasce do acaso, é uma poesia pensada e planejada. É uma poesia que de fato é construída. E ele reflete muito sobre esse trabalho de construção do poema dentro dessa obra. É uma grande obra metapoética em que a poesia reflete sobre a própria poesia”, destaca Aline.

Para o professor da casa, o momento é importante como uma interação com os alunos, mas sempre com o aprendizado como foco. 

“Todos os meus livros lancei aqui na UCP e gosto muito pelo contato com os alunos. É muito legal. É muito interesse por esse contato e carinho dos alunos e de todas as pessoas. E assim como fazemos com todos os lançamentos e momentos, é como se fosse uma aula. Então será um momento em que falaremos sobre metapoesia”, disse Leandro.