Busca

Professor | Coordenador
 
 
Falar sobre os desafios da vida universitária sob diferentes pontos de vista. Esse foi o norte da palestra Desafios da vida universitária ministrada na noite desta terça-feira (15.05) no auditório do campus BC. Organizado pela Pastoral da Universidade, o evento teve como objetivo debater os desafios da experiência universitária.

“Falo um pouco do desafio do universitário e a relação com o saber que se constrói dentro da universidade. Acho importante os alunos participarem para que eles possam refletir um pouco que tipo de saber estão construindo durante o tempo em que estarão na graduação. Entendendo que esse saber pode ser múltiplo. Desde o mais prático ou utilitarista, que é o saber como determinada profissão. Até aquele que é o que te leva a levar em consideração a pessoa humana, respeitando a sua dignidade e contribuindo para a sociedade”, explica o palestrante José Augusto Rento, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em Educação pela UCP.

Do ponto de vista sociológico, o doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alessandro Garcia aponta certos condicionantes que afetam a vida universitária.

“A classe social; se o estudante trabalha ou não; se mora longe ou não, pois tudo isso influencia a relação com a universidade. Esse é o começo. Mas o principal foco é como a própria estrutura da universidade gera alguns desafios. Por exemplo, quando chegamos na universidade o caminho é muito diferente do caminho que o Ensino Médio deu para a gente. Aqui somos mais independentes. É outra coisa do que na escola. Isso gera outros desafios”, comenta.