Busca

Professor | Coordenador
 
 
A palestra Atlântico Sul e o Brasil: Desafios e Oportunidades no Século XXI marcou a abertura da XI Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas que começou nesta segunda-feira (07.05). O evento aconteceu no Salão Nobre do campus BC e foi ministrado pelo Almirante de Esquadra, o Fuzileiro Naval Reformado, Álvaro Augusto Dias Monteiro. Antes, foi celebrada a missa de abertura na Capela Nossa Senhora de Sion.

“Falo hoje do Atlântico Sul, inserido no conceito dos oceanos e a importância que os oceanos estão adquirindo para a humanidade nos tempos atuais. O que a humanidade não tinha percebido e que tem gerado inclusive uma economia, chamada economia azul. E dentro dos oceanos as áreas de interesse do Brasil, que é Atlântico Sul, os aspectos geopolíticos, econômicos e o protagonismo do Brasil nessa área de interesse, que é o Atlântico Sul”, explica o Almirante, que é presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense com ênfase em Estudos Estratégicos.

Almirante palestra na abertura da Semana Acadêmica do CCSA

De acordo com o palestrante, o assunto abordado na palestra que vai nortear os outros debates da programação é de interesse de toda a humanidade.

“O poder marítimo não é ligado apenas ao que se chama o poder naval. O poder marítimo é tudo o que diz respeito ao mar e que afeta a economia; que afeta o PIB, desde a indústria naval, até iates clubes e roteiro do mar. Acredito que os oceanos sejam um assunto que afeta a todos os seres humanos”, pontuou.

Para a diretora do CCSA e coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Vanessa Santos, o evento também é uma oportunidade importante de integração entre alunos e docentes do Centro.

“A importância da Semana Acadêmica é fundamental, porque fazemos uma programação que atenda a todos os alunos. Como o CCSA é um Centro multidisciplinar, que engloba seis cursos de graduação, conseguimos atendê-los de uma maneira bem ampla e sempre com uma temática principal. Escolhemos o Atlântico e o Brasil, que está relacionado com tudo que temos em todos cursos que enfrentam desafios e oportunidades. Isso favorece também a integração dos alunos, que se identificam uns com os outros, e uma oportunidade única em todo o ano de reunir todos os professores dos cursos”, destacou a professora.

A programação da XI Semana Acadêmica do CCSA terá diversas palestras e atividades ao longo da semana, todos os dias, até sexta-feira (11.05). O evento é voltado a alunos dos cursos, interessados na temática e aberto ao público.