Busca

 
 
A palestra Educação como Superação da Violência: a ACN (Ajuda à Igreja que sofre) no Brasil e no Mundo, ministrada pelo diretor da ACN Brasil, Valter Callegari, deu início aos trabalhos da XII Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) da UCP. O evento aconteceu no Salão Nobre do campus BC, que recebeu também a Camerata do projeto Ação Social pela Música do Brasil. Antes, foi celebrada pelo padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa a Santa Missa na Capela Nossa Senhora de Sion, abrindo oficialmente a programação do evento – que segue com diversas atividades até sábado (14.04).   

“Estamos abrindo a nossa XII Semana do CTH na qual discutiremos a educação como meio de superação da violência, dentro do espírito da Campanha da Fraternidade que celebramos no mês passado e continuaremos a celebrar durante todo o ano. E estamos muito felizes em receber hoje o diretor nacional da Ajuda à Igreja que Sofre, uma entidade internacional que justamente promove não só a educação como também ações sociais em favor daqueles que estão sofrendo pelo mundo afora”, apresentou ao público o professor Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira, diretor do CTH e coordenador do curso de Filosofia. 

No evento, o diretor da ACN Brasil, Valter Callegari, falou sobre o trabalho da ACN, que é uma Fundação Pontifícia ligada diretamente ao Papa Francisco. Ele contou como a entidade surgiu, durante a Segunda Guerra na Alemanha, e sobre sua atuação não apenas no Brasil, mas principalmente em países que sofrem perseguição religiosa, como o Sudão.

“Agradecemos essa oportunidade de apresentar um pouco do que é o trabalho da ACN no Brasil e no mundo. Trouxemos diversos vídeos que mostram alguns programas e muita informação e histórias que vocês vão ver de um lado que a gente não costuma tratar aqui no país”, observou Callegari.

A programação da XII Semana Acadêmica da UCP segue até sábado (14.04) com atividades, palestras e minicursos todos os dias no campus BC.