Busca

images/UCP/EXTENSAO/eventos/Testeira_site_Poesia-como-Reencantamento.png

Palestrante:

Prof. Dr. Pedro Benjamim Carvalho Silva Garcia - Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Pesquisador do CNPq investiga, desde 1990, a formação do leitor. Assessora trabalhos de Educação Popular em favelas do Rio de Janeiro. Coordena rodas de leitura em Petrópolis e em organizações (PROLER), ONGs (Se essa rua fosse minha) ligadas a este tipo de atividade.

 

Objetivos:

Redefinir a poesia a partir do conceito de desencantamento do mundo, de Max Webber. Na ocasião haverá o lançamento do livro: "Y (Poemas)", do Prof. Dr. Pedro Benjamim Carvalho Silva Garcia. O valor arrecado com a venda do livro no dia do evento será doado para a Pastoral da Universidade.
 

Y (Poemas):

Y tem apresentação da psicanalista e escritora Clare Isabella Paine, que define o autor como aquele que "não se deixa fisgar pelos 'saberes vencedores'. Pedro aprende com os peixes, com a violência que irrompe, com as frutas e frutos, com as cores e com a carne do cosmo. Deixa entrever que a estagnação empobrece, e que os saberes do mundo, aos poucos, vão sendo rasgados e emudecidos pelo surgimento do novo. Sua disponibilidade impulsiona e amplia seu movimento, leva pra frente sua trajetória."
  

Público-alvo:

Alunos do curso de Letras e interessados em Literatura.