Busca

            
http://200.156.15.82/web/images/UCP/EXTENSAO/eventos/testeira-site_GrupodeLeitura_liada.png

A Ilíada é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero, que narra os acontecimentos decorridos no período de 51 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia, conflito empreendido para a conquista de Ílio ou Troia, cuja gênese radica na ira da Aquiles. A Ilíada é atribuída a Homero, que se julga ter vivido por volta do século VIII a.C., na Jônia (atualmente região da Turquia), e constitui o mais antigo e extenso documento literário grego (e ocidental) existente.
 

Ministrantes:

Prof. Me. Leandro A. Rodrigues: Licenciado em Letras - Português e suas Literaturas pela Universidade Católica de Petrópolis (2001). É especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2008). É professor e coordenador do Curso de Letras e diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis . É representante dos coordenadores na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Católica de Petrópolis. É vice-diretor, coordenador e professor do Seminário e Educandário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. É professor concursado do Governo do Estado do Rio de Janeiro, lecionando no Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio. É membro titular da Academia Brasileira de Poesia, onde ocupa a cadeira de número 09. É editor-chefe, redador-chefe e membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Vernaculum - Flor do Lácio. É escritor com publicações nos seguintes gêneros: Romance, Conto, Crônica, Ensaio, Poesia e Teatro.

Profa. Dra. Nina Barbieri Pacheco: Possui graduação em Letras-Português/Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É doutora em Literatura Comparada pela UERJ, com pesquisa sobre a releitura medieval galega das lendas de Troia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Portuguesa, Clássica e Teoria da Literatura.

Objetivos:

Realizar uma leitura compartilhada da obra “Ilíada”, de Homero e refletir acerca da importância dos clássicos na Literatura Universal.
 

Público-alvo:

Todos os interessados em Leitura e em Literatura.