Busca

            
 
 

Marcelo Vizani Calazans

Vice-reitor


Graduado em regência pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro - Centro Universitário, na classe do Maestro Marco Maceri, o Maestro Marcelo Vizani Calazans estudou canto, violino, piano e teoria musical no Instituto Meninos Cantores de Petrópolis de 1981 a 1996.  Iniciou seus estudos de regência com o maestro Isaac Karabtchesky, prosseguindo-os com o maestro Gilberto Bittencourt e cursou Regência, História da Música, Violino e Canto, com vários professores como Ernani Aguiar, Carlos Moreno, Samuel Keer, Eduardo Lakschevitz, Paul Oakley, W. Toll e outros.

Em 1993 participou de viagem aos Estados Unidos como regente auxiliar do Coral dos Canarinhos e durante três anos foi maestro da Orquestra de Câmara do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Em 1997 fez nova viagem aos Estados Unidos como regente do Coral Laus Deo, o primeiro coral brasileiro a cantar nos festejos dos 25 anos da Disney. Em 1998 assumiu a regência do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e em 1999 realizou uma tournée a Portugal. Em 2000, participou de uma turnée pela Europa com o Coral dos Canarinhos, passando por Portugal, Áustria, Itália e Alemanha, onde fez reciclagem em regência. Desde 2001 vem lecionando regência em Maringá-PR, e Jaraguá do Sul-SC e nos Festivais de Inverno do Rio de Janeiro. De 2009 a 2011 foi maestro titular e diretor Artísitico da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN em Volta redonda, onde gravou um CD e DVD com artistas renomados, realizado concertos de grande porte em São Paulo, Minas Gerais, Volta Redonda e outros. Em 2014 gravou seu primeiro CD Memorare com o Coral das Meninas dos Canarinhos e em 2016 gravou seu segundo CD com o Coral, este sob encomenda da missionszentrale, sendo lançado em dezembro de 2016 na Alemanha.

Desde 2013 é Vice-Reitor da Universidade Católica de Petrópolis e Gestor Substituto do Colégio de Aplicação da UCP; estando também a frente da Rádio UCP FM como diretor desde 2008. É professor do curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis desde sua criação, em 2016; e foi, ainda, o fundador da Escola de Música UCP, em 2006, na qual é diretor e também leciona.

Sua experiência na área de regência coral vem desde 1994, quando assumiu como maestro do Coral Laus Deo, do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis; acumulando ainda a regência, desde 1998, do Coral das Meninas do Canarinhos de Petrópolis. É pós-graduado em Teologia pela UCP e mestrando em Educação em Mídias Digitais pela Universidade de Lisboa, Portugal.


LATTES

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000