Busca

 
 

Coral da UCP

HISTÓRICO
Formado em sua maioria por alunos da Universidade Católica de Petrópolis, foi durante um Encontro Universitário no Seminário Diocesano, em fevereiro de 1976, que nasceu o Coral da UCP - um dos mais tradicionais da capital do canto coral. Em 42 anos de história, o coro reúne diversas apresentações memoráveis na cidade natal, mas também concertos por todo o estado. Com ensaios diários e um vasto repertório, incluindo Música Popular Brasileira, Internacional e temáticas, o Coral da UCP dedica-se, especialmente, à Música Sacra.

O reconhecimento de sua qualidade vem de longe, tendo mantido longas colaborações com importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira - com a qual participou de diversas edições do Projeto Aquarius - e, desde 1998, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual atuou sob a regência de Armando Prazeres, José Guadalupe Flores, Roberto Duarte e Carlos Prazeres. Coroando esta parceria, em julho de 2010 o Coral da UCP participou da estreia latino-americana da Sinfonia nº4 de Charles Ives e da gravação em CD da Sinfonia Brasília, de César Guerra-Peixe, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. 

O Coral da UCP também tem na sua história a participação em diversos festivais, como os Festivais Internacionais de Corais de Cabo Frio e Juiz de Fora; o Festival Campestre de Corais de Areal; e Festival de Orquestras do Sul Fluminense, em Volta Redonda. Em 2003, participou da estreia mundial do Te Deum, do compositor petropolitano Ernani Aguiar, juntamente com o Coral Municipal de Petrópolis e a Orquestra Petrobras Pró-Música (OPPM), sob a regência de Roberto Duarte. No ano seguinte, participou do Festival de Música Clássica de Paraty apresentando, junto à OPPM, o Gloria, de Vivaldi; e do Concerto de Natal da Petrobras, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

Momentos de destaque em sua trajetória incluem, ainda, sua classificação em 2° lugar no Concurso Nacional de Corais do projeto Um Natal Bem Brasileiro, em 1997, cujo prêmio foi a gravação de seu primeiro CD; e o convite, em abril de 2005, pela Direção Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para apresentar-se, juntamente com a Orquestra de Câmara da UCP, neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país. 

Tendo à frente da regência e direção do coro o maestro Antônio Gastão, desde 1989, o grupo mantém uma agenda intensa com uma média de 60 apresentações por ano, que incluem também concertos na Catedral São Pedro de Alcântara, a Capela Nossa Senhora de Sion e ainda uma série de concertos promovidos regularmente pela Universidade.

COMO INGRESSAR

Todo ano, no mês de fevereiro, o coral abre inscrições para os testes de seleção de novos candidatos. Os aprovados nestes testes, realizados pelo próprio maestro, participam de um curso preparatório gratuito, no qual o aluno recebe aulas de técnica vocal e leitura musical. O curso dura dois semestres letivos e acontece diariamente, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 17h30. Os aprovados no final do curso são recebidos oficialmente como membros do coral no tradicional Concerto de Natal da UCP.

Cantores com experiência em canto coral e boa leitura musical podem procurar diretamente o maestro nos dias de ensaio para uma avaliação, mesmo fora de época. Aqueles que forem considerados capacitados poderão começar a participar dos ensaios, passando então por um processo de avaliação continuada. Conforme seu desempenho, poderão ou não ser integrados ao grupo. Os considerados não capacitados deverão esperar o próximo período de testes para ingresso no curso preparatório.

CONCESSÃO DE BOLSA

Os cantores regularmente matriculados na Universidade podem receber bolsas de estudo. O valor destas bolsas varia de 1 a 3 créditos acadêmicos por mês, sendo condicionado ao desempenho apresentado pelo aluno, conforme seus resultados em avaliações regulares.

Os requisitos avaliados para a concessão de bolsas são o bom desempenho vocal, perfeito conhecimento do repertório, entrosamento com o grupo, assiduidade e pontualidade nos ensaios e nas apresentações.

ENSAIOS

O coral ensaia no auditório da Escola de Música UCP, no campus Benjamin Constant. Os ensaios, dedicados à preparação vocal e do repertório, acontecem diariamente de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h.