Busca

 
 
Um olhar sobre o Processo Penal Brasileiro a partir dos aspectos históricos. Esse foi o mote da palestra realizada nesta quinta-feira (20.09) no Salão Nobre do campus BC em parceria pelos cursos de História e Direito. Desde a Era Vargas aos dias atuais, o objetivo do encontro foi historiar os aspectos que compuseram o Processo Penal Brasileiro, suas tendências e implicações.

“A relação entre História e Direito é uma relação muito antiga, que já percorre a historiografia e percorre o próprio âmbito jurídico há séculos. Nesse sentido, a relevância central do evento de hoje está em analisar o próprio Processo Jurídico Brasileiro, especificamente o Código Penal, com um prisma dialógico entre um olhar de um historiador e de um advogado”, explica o professor doutor Leandro Couto Ricon, docente do curso de História que mediou o bate-papo.

Docente do curso e mestrado em Direito da UCP, professor doutor Flávio Mirza destaca a relevância do tema para público em geral. 

“Acho esse tema bastante importante, pois abordamos a matriz histórica do Processo Penal. É impossível estudar o Direito sem entender a história. E importante também para a integração entre os cursos. O Direito, enquanto fenômeno histórico-cultural, tem bastante pertinência no evento de hoje”, comenta Mirza que dividiu o tema, também, com o professor mestre Guilherme Galvão.