Busca

 
 
Moda e arquitetura, para muitos, podem parecer áreas sem qualquer ligação. Não foi o que mostrou a jornalista e pós-graduada em Moda e Estudos da Indumentária, Franciane Pimentel da Nova, que conversou com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCP na noite desta terça-feira (11.09). O bate-papo aconteceu no campus BA para a palestra Encontro da Moda com a Arquitetura, na qual a palestrante mostrou as inúmeras semelhanças e relações entre ambas as áreas.

“A arquitetura é uma área que cria outras interseções com tantas outras áreas da vida. Então é muito bom trazer essa fala sobre esse assunto e essa relação para os alunos entenderem a interdisciplinaridade do campo de arquitetura e urbanismo, como ela nos cerca e nos abriga”, disse a coordenadora do curso de Arquitetura da UCP, Erika Machado.
 
No encontro, Franciane destacou a função básica das duas áreas de atender ao homem, de maneiras distintas, mas com a mesma diretriz. Ela ainda mostrou para os alunos que os princípios que fundamentam a criação da moda são os mesmos que fundamentam a criação arquitetônica: proporção, ritmo, movimento, recortes, entre outros. O processo criativo de ambos é muito semelhante, com os mesmos norteadores.   

“A moda veste o corpo e a arquitetura abriga o corpo, o ser humano”, resumiu a palestrante, que ainda listou para os estudantes uma série de exemplos de renomados estilistas sendo influenciados por estilos arquitetônicos e arquitetos nas suas coleções.