Busca

 
 
Um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCP visitou, no mês passado, o Instituto Pereira Passos, no Rio de Janeiro, e teve a oportunidade de conhecer a estrutura de um instituto com larga experiência no estudo das questões urbanas. Com foco na cidade do Rio de Janeiro, o IPP-Rio possui vasto arquivo de projetos e programas que foram apresentados aos alunos pela equipe local. A visita do grupo da UCP – que aconteceu no dia 29 de junho - ainda foi destacada no portal de notícias da instituição.

Acompanhados pelos professores Ana Kizzy e Jaime Hidalgo, 12 alunos da UCP conhecerem não só a estrutura do IPP-Rio, como também o SIURB, que é o Sistema Municipal de Informações Urbanas. Ele é aplicado à gestão da cidade e integração de vários órgãos em seus processos gerenciais e estratégicos, o “que deu aos alunos a visualização de um programa municipal inspirador, além da dimensão do desafio da gestão urbana”, disse Alline Serpa, professora da UCP que coordenou a atividade para os alunos. 

“Alguns alunos saíram sensibilizados. Assim, a atividade alcançou o objetivo esperado: ampliar o conhecimento geral de alunos que já possuem vivência da escala urbana através de disciplinas específicas no curso de Arquitetura e Urbanismo”, comenta a professora.

Para ela, a atividade vai contribuir na formação profissional desses alunos, que poderão trazer essa experiência para a realidade em Petrópolis.
 
“Pessoalmente, entendo que essa aproximação junto aos órgãos gerenciais de cidades complexas como o Rio de Janeiro são de extrema importância para conhecer o papel de sua formação (e das competências adquiridas) na gestão urbana das cidades. E poder desenvolver uma reflexão crítica sobre a gestão municipal de Petrópolis, propondo, dentro de um exercício acadêmico ou em sua atuação profissional, intervenções de ampla visão estratégica e democrática”, observa Alline.