Busca

 
 
Um novo grupo com sete estudantes da UCP, de sete cursos diferentes, embarca neste semestre para fazer intercâmbio em cinco países. São alunos de graduação em Engenharia Civil, Mecânica, Relações Internacionais, Psicologia, Pedagogia, Biomedicina e Arquitetura, entre o 4º e 9º períodos, que viverão a experiência de outras culturas, sempre com foco no conhecimento acadêmico. Nesta quinta-feira (05.07) eles se reuniram com a pró-reitora de graduação, Regina Maximo, e com Beatriz Celina Pires, do Núcleo de Intercâmbio Internacional e Cooperação Científica (NIICC) da UCP, para os ajustes finais da viagem.

“Desejo a vocês muito sucesso. Aproveitem a oportunidade de estar no exterior, conhecendo outras culturas e fazendo amizades nessas instituições que têm pessoas do mundo inteiro. Isso é muito bacana e muito diferente. Para nós, da Universidade, é uma satisfação que vocês se aventurarem e busquem essa oportunidade, também porque divulga o nome da nossa Universidade por onde passam. Temos relatos de alguns alunos que voltaram com oportunidades de fazer uma pós-graduação ou de se inserirem em grupos de pesquisa de professores. Então encarem como oportunidade de crescimento profissional e pessoal também, pelas vivências que recebem”, observa a pró-reitora. 

É o que espera o estudante de Engenharia Mecânica, Nathan Barbosa Pontes, de 21 anos, que vai trocar temporariamente as terras brasileiras pela Europa, mais especificamente Portugal. A ida do aluno do 8º período para o Instituto Politécnico de Coimbra tem como objetivo já desenvolver o tema escolhido para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser sobre energia eólica. 

“Eu já quero começar a desenvolver meu TCC lá. Acho essa oportunidade oferecida pela UCP muito boa, pois já estava querendo desenvolver o tema aqui no Brasil, que tem oferta. Mas essa questão de energia eólica está crescendo muito em Portugal. E ter no currículo que você desenvolveu seu TCC em um país estrangeiro gera todo um diferencial. Se disputar uma vaga com um candidato com o currículo parecido, mas eu fiz um intercâmbio e ele não, com certeza será um fator diferencial”, comenta o aluno. 

Além do Instituto Politécnico de Coimbra, os alunos farão intercâmbio na Universidad Católica del Uruguay, Instituto Politécnico de Leiria, Universidad Católica de Temuco e Universidad Católica de San Pablo.