Busca

 
 
A importância dos cristãos e do diálogo inter-religioso na defesa do processo civilizatório foi o assunto que norteou a palestra ministrada nesta quarta-feira (09.05) pelo professor Claudio José Miranda no campus BC da UCP. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Filosofia pela PUC/RJ, ele falou do tema com alunos de Filosofia, Teologia e interessados no assunto.

“O objetivo desta palestra é salientar a importância da união de todas as religiões. Para de um lado defender objetivos comuns, que seriam os valores básicos da civilização humana: a ideia de Deus; valorização da vida; do amor; da fraternidade; da família; do combate à violência e à intolerância; valorização da liberdade do ser humano, e consequentemente da democracia. Paralelo à defesa desses valores, a união das religiões se torna importante também para combater aquilo que chamamos forças negativas e desagregadoras. Ideias ligadas ao materialismo, hedonismo, desvalorização da vida, intolerância; exaltação da violência; desvalorização da liberdade humana e da democracia”, explica Miranda.

Para ele, as religiões tem um papel fundamental nesse processo, mas devem estar unidas.

“Essas são ameaças que existem atualmente na civilização humana, no mundo todo. E essa é uma tarefa de todas as pessoas de bem, sendo religiosas ou não. Mas acredito que as religiões tem papel decisivo nessa luta, porque as religiões são a base principal de valores civilizatórios. E saliento a importância dos cristãos nessa luta, para que se tornem protagonistas dessa luta ombreando com as outras religiões. Ainda são poucas sensibilizadas pela necessidade dessa união. Algumas são intolerantes e outras simplesmente acomodadas”, afirmou.