Busca

            
 
 
Estudantes do Mestrado também estiveram presentes do evento acadêmico


A UCP esteve presente com alunos da graduação e do mestrado em Psicologia no II Seminário Internacional da União Latino-americana de Psicologia (ULAPSI), que aconteceu na Faculdade Frassinetti (FAFIRE), no Recife. Com o tema Desafios do contexto latino-americano: ética, conhecimento e práticas psicológicas, o evento aconteceu entre os dias 3 a 5 de julho e contou com a participação de vários alunos da Universidade apresentando trabalhos e, também, estudantes atuando como monitoras no congresso.

“O envolvimento dos estudantes de graduação com as atividades do mestrado, participando de grupos de pesquisa como bolsistas ou voluntários, desperta o interesse para produção e divulgação do conhecimento. É notável o amadurecimento profissional desses estudantes nas apresentações e participações em debates. Seguros e com argumentos qualificados revelam resultados positivos da Iniciação Científica na instituição”, pontua Cristiane Moreira, professora da graduação e mestrado em Psicologia da UCP.

A estudante Isabela Gomes apresentou dois trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Psicologia e Mídia, coordenado pela professora Cristiane Moreira: Análise da Percepção da Abordagem do Suicídio na Série 13 Reasons Why e Etnografia On-line de Experimento de Enfrentamento à Pornografia de Vingança. Os trabalhos têm coautoria dos alunos Pâmela Mendonça Teixeira de Brito, Marilene de Oliveira (bolsista do CNPq), Edson Fernando Sabadin da Silva e dos egressos Francyne dos Santos Andrade e Sylvio Pecoraro Junior.

“Foi um prazer, mais uma vez, representar a UCP e o grupo de pesquisa em um evento acadêmico! Foi uma oportunidade linda, ainda mais em um evento latino-americano e representando o estado do Rio como monitora. Apresentar os trabalhos do grupo e estar entre pessoas conhecedoras dos temas com experiências tão diferentes foi incrível!”, comenta Isabela Gomes, que também atuou como monitora junto com a colega Mayara Lima.

UCP no II Seminário ULAPSI

O estudante Edson Sabadin também apresentou trabalho desenvolvido no CAUCP, em estágio supervisionado pela professora e coordenadora do curso de Psicologia, Rosilene Ribeiro, intitulado Influência dos Meios Tecnológicos no Desenvolvimento Psicomotor na Primeira Infância. Ele apresentou, ainda, o trabalho desenvolvido na disciplina Seminários em Psicologia I, intitulado Análise de um Dispositivo Tecnológico Midiático na Formação de Impressões e Comportamentos em Usuários, que tem coautoria das estudantes Damaris Ferreira Hipólito, Anita Teixeira de Mendonça e Isabela da Cruz Gomes.

“O reconhecimento da profissão fornecido pela ULAPSI a nível internacional faz com que vislumbramos o quanto que a Psicologia movimenta e entrelaça variados conjuntos sociais e abraça toda perspectiva político-cultural. Poder olhar para relatos, a nível latino-americano, de produção científica para a Psicologia oferecido é, sem dúvidas, uma experiência que levamos para além da graduação”, disse Edson, que cursa o 9° período.

A graduanda Isabela Goulart apresentou o trabalho Saúde Mental e Automutilação: impactos e influências das tecnologias de comunicação. Já Mayara Lima apresentou a monografia de conclusão de curso, sob orientação da professora Cristiane Moreira, Estudo da Delinquência nos Personagens Capitão da Areia: uma análise psicossocial.

“Poder participar e apresentar um trabalho no congresso latino-americano de psicologia foi uma experiência ímpar. Foi um momento de trocas e conhecimento que possibilitou ampliar o olhar sobre a psicologia e sobre as diretrizes estudadas nos diversos âmbitos de atuação”, observa Isabela.

Trabalhos do mestrado da UCP no evento


Além dos trabalhos produzidos na graduação da UCP, a Instituição também esteve representada com as pesquisas desenvolvidas na Universidade. O objetivo foi apresentar os resultados de estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Cognição Social, Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos, com a orientação da professora Cristiane Moreira.

Foram apresentados os trabalhos A Influência de Crenças Parentais no Estabelecimento da Guarda Compartilhada (dissertação desenvolvida pela mestranda Silvia Maria Zalona Vieira) e Casamento e Separação: uma análise das crenças conjugais após o rompimento. A pesquisa foi desenvolvida na Vara de Família, em Itaipava.

UCP no II Seminário da ULAPSI

“Os estudos visam fornecer dados para compreendermos os processos de separação e definição de guarda de filhos menores a fim de orientar intervenções que auxiliem na resolução de conflitos e minimizem possíveis efeitos negativos da separação para os membros do casal e, em especial, para os filhos”, explica a professora Cristiane.

A estudante Mayara da Rocha Lima apresentou, também, um relato de experiência: Pesquisa Empírica no Judiciário Petropolitano com reflexões sobre a entrada em campo e a articulação entre Psicologia e Direito na prática.

“Como em outras experiências em congressos foi possível observar que o curso de Psicologia, e seus docentes, nos prepara muito bem para apresentações em público, tanto em conteúdos como em práticas necessárias para facilitar, para terceiros, a compreensão de trabalhos apresentados”, avaliou a graduanda.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000