Busca

            
 
 

Mais do que iniciar mais um período letivo, a UCP prioriza receber seus novos estudantes de maneira especial em um dia exclusivo para eles. Nesta segunda-feira (05.08) foi dia de conhecer os ingressantes da Universidade nos dois campi – Dom Veloso e Dom Cintra – recepcionados pela reitoria, coordenadores e professores dos cursos.

UCP recebe com boas-vindas novos estudantes

“Gostaríamos de recepcioná-los e dizer que vocês estão numa universidade que podemos chamar de a maior do interior do Estado e da Região Serrana, por termos quatro programas de mestrado e um doutorado, além dos 26 cursos de graduação. A maior em relação ao que ela pode oferecer como Instituição de Ensino Superior. Temos ainda agregado o Colégio de Aplicação, que para os cursos de licenciatura e outros cursos, como Psicologia, tem um lugar privilegiado para fazer os seus estágios”, disse o reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa ao apresentar um pouco sobre a história e tradição da Instituição.

“Nossa Universidade está com 96% com mestres e doutores e nossa meta é chegar a 100%, ainda que a exigência seja apenas um terço do quadro de professores mestres e doutores. Estamos muito além, pois acreditamos que um professor bem qualificado tem a possibilidade maior de dar uma formação mais apropriada ao ponto de quando vocês concluírem sues cursos, estarem em grau de vantagens com relação a muitas outras formações que poderão encontrar na região para competir e ter acesso a vagas na profissão que escolheram. Seja no sentido qualificado técnico, seja na formação humana”, pontuou o reitor.

UCP recebe com boas-vindas novos estudantes

O receptivo também é uma oportunidade para os calouros conhecerem mais não apenas a estrutura da Universidade, na qual passarão os próximos anos, mas também o funcionamento acadêmico dos Centros. A tradição aliada à inovação na formação e infraestrutura da Universidade também foram destacadas pela pró-reitora de graduação, Regina Máximo, que frisou sobre a principal missão da Instituição.

“Nós já temos 66 anos. Somos tradicionais, mas atualizados. Para nós esses 66 anos de experiência de vida significa uma solidez muito grande, de uma instituição que sabe o que faz, sabe para onde quer ir e sabe qual o caminho. Nossa missão é muito nobre. Entendemos que formamos as pessoas para elas atuarem em busca de um mundo melhor, mais justo, mais socialmente equilibrado. Queremos sim desenvolvimento científico, econômico, mas sem perder a humanidade e o valor da pessoa humana. Isso para nós é muito importante”, disse.

Depois de conhecerem mais sobre a Instituição, os alunos também foram apresentados ao trabalho desenvolvido pela Pastoral da Universidade, que é aberto a todos os alunos interessados, e ainda foram recepcionados pelo Diretório Central dos Estudantes, que representa todos os discentes.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000