Busca

            
 
 
A Profª Lara Sayão, do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) da UCP, participou no mês passado da XIX Conferência Bienal ICPIC, que aconteceu em Bogotá, na Colômbia. Realizada entre os dias 24 e 26 de julho, a Conferência constituiu-se como um importante evento para o desenvolvimento da Filosofia com crianças e jovens a nível mundial, desenvolvendo reflexões e ampliando os alcances da prática filosófica inspirada no programa de Matthew Lipman sobre as comunidades de diálogo e investigação filosófica.

“Valorizando a necessidade e o impacto da Filosofia na Educação de crianças e jovens, o ICPIC dá continuidade aos estudos e à discussão sobre a perspectiva social da Filosofia com o propósito de promover práticas cidadãs transformadoras, destacando o lugar do sujeito ativo, crítico e criativo nos processos de construção social”, explica a professora, que apresentou a comunicação Novos Sócrates, parrhésia e epiméleia heautoû na atitude dos rappers.

Professora do CTH participa de conferêncoa sobre filosofia para crianças


No trabalho ela discute os conceitos socráticos de coragem da verdade e cuidado de si nas ágoras contemporâneas, nas rodas de rap, nas quais os jovens problematizam as questões de seu tempo com compromisso com a polis e a reflexão filosófica genuína.

O evento elegeu os seguintes eixos temáticos: Educação filosófica, cidadania e infâncias; Formação ética e cidadania; Criatividade e transformação social; Filosofia ecosocial; Práticas filosóficas contemporâneas e Linguagem, comunicação e cidadania.

Além da comunicação oral, a Profª. Lara Sayão também realizou uma oficina sobre o tema, da qual participaram professores de Filosofia de diversos países.

“A troca de experiências sobre o ensino de Filosofa e o aprofundamento nas questões contemporâneas da área repercutem na formação de nossos licenciandos e potencializa as práticas e as pesquisas na Universidade neste sentido”, observa.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000