Busca

            
 
 
A aluna do curso de Relações Internacionais da UCP, Lara Delgado, participou na semana passada do I Congresso Internacional 2019 - Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global realizado na Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal, país onde a estudante está fazendo intercâmbio pela Universidade. A participação da jovem foi em parceria com o grupo de pesquisa da UCP, Lei, Justiça e Direitos Humanos, liderado pelo Prof. Dr. Daniel Machado Gomes. O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho.

“O evento na Universidade Lusófona em Lisboa foi muito proveitoso. Muitas das palestras englobaram problemas e desafios atuais na democracia, segurança e direitos humanos. O Brasil e sua situação atual foi muito citado como exemplo. As comunicações também foram bem interessantes, com pesquisas de diversas áreas que também contaram com a participação de outros brasileiros”, contou a estudante, que é intercambista do programa NIICC da UCP no ISCAC do Instituto Politécnico de Coimbra/Portugal.

Os temas das comunicações orais apresentadas pela aluna foram Segurança Nacional, Fechamento de Fronteiras e Direitos Humanos; e Diversidade Religiosa em Face do Ensino Público Confessional. Além de ter representado o grupo, ela representou também o curso de Relações Internacionais da UCP.

As comunicações orais são referentes a artigos científicos desenvolvidos em coautoria com o professor Daniel Machado Gomes, o aluno de Direito Tiago da Silva Cicilio e o advogado Robson César Durão. Os textos foram escritos a partir de estudos realizados no Núcleo de Direitos Humanos da UCP, no âmbito do grupo de pesquisa Lei, Justiça e Direitos Humanos, no qual Lara atua como pesquisadora voluntária de Iniciação Científica.

“É muito importante para o Núcleo de Direitos Humanos da UCP que duas comunicações nossas tenham sido aceitas neste Congresso. Além de gerar visibilidade ao trabalho que desenvolvemos em nossa Universidade, é uma oportunidade de trocar informações com a comunidade acadêmica internacional, correspondendo ao que a CAPES espera dos Programas de Pós-Graduação no atual quadriênio. Estamos também muito contentes de participar do livro que será publicado pela Universidade Lusófona com os artigos completos das comunicações apresentadas no Congresso, obra que contará com a contribuição de pesquisadores de vários países”, pontua Daniel Machado.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000