Busca

 
 
A Filosofia Medieval foi o mote do I Colóquio Fluminense sobre o tema, realizado nesta quarta-feira (29.05) pela UCP, por meio do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade. O evento, que pretende ser uma atividade do calendário acadêmico, aconteceu durante todo o dia no Salão Nobre do Campus Dom Veloso.

O Colóquio tem como objetivo promover o diálogo e a parceria entre docentes, alunos, instituições e centros de pesquisa de excelência na Região Fluminense do Rio de Janeiro e apresentar os estudos, discussões e resultados de trabalhos de pesquisas sobre a Filosofia Medieval e suas repercussões em problemas filosóficos de períodos posteriores.

“Nossa esperança é que se torne um evento regular com a presença de pesquisadores dedicados à filosofia medieval. Os filósofos medievais são uma fonte cultural importantíssima. Dentre os pontos, destacaria um que hoje se faz cada vez mais necessário: seus principais expoentes foram leitores e intérpretes dos filósofos gregos e helênicos num contexto de intenso diálogo entre judeus, muçulmanos e cristãos, nos quais as semelhanças e diferenças coexistem na busca de soluções filosóficas ricas e originais para a época”, comenta o Prof. Dr. Sergio Salles que organizou o evento em parceria com o Prof. Me. Jeferson Valadares, da UFRJ.