Busca

 
 
O Humanismo de Jacques Maritain vai permear os debates e encontros na Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) 2019 da UCP, aberta nesta segunda-feira (29.04). Realizado até 4 de maio, o evento – Colóquio Internacional sobre o Humanismo de Jacques Maritain - é fruto da parceria entre a Universidade, Faculdade de São Bento e Centro Dom Vital. A abertura desta segunda, que aconteceu no Salão Nobre do Campus Dom Veloso, teve a conferência A Filosofia da História de Jacques Maritain: Ser, Tempo e Moral com o Prof. Dr. Edgard Leite Ferreira Neto.

“Esse pensamento sofreu um certo hiato, um certo obscurecimento, pelo menos no Brasil, nas últimas décadas. Mas isso não significa que o seu pensamento não continue a ser de extrema importância e relevância para a atualidade e por isso esse evento é de grande importância”, observa o Prof. Dr. Edgard Leite Ferreira Neto ao abrir sua fala na conferência.

UCP abre a Semana do CTH 2019

A Semana do CTH – Colóquio Internacional sobre o Humanismo de Jacques Maritain tem programação em Petrópolis, na UCP, e também no Rio, na Faculdade de São Bento e Centro Dom Vital com atividades simultâneas. O objetivo é difundir o pensamento do filósofo católico Jacques Maritain.

O diretor do CTH, Prof. Leandro Rodrigues, destaca a ligação do tema com a missão da Universidade.

“Jacques Maritain trabalha a questão do humanismo, da humanidade voltada para a questão religiosa, que é a nossa missão. Falar deste tema é importante, principalmente, essa reflexão sobre a questão do que é o nosso Centro como essência, que é o Centro de Teologia e Humanidades. E a reflexão sobre o ser humano como centro do presente de Deus”, comenta o Prof. Leandro Rodrigues.