Busca

            
 
 
A UCP recebeu nesta quarta-feira (10.04) a visita do Cacique Ninawá, que esteve no campus Dom Veloso onde ministrou a palestra HAUX: o bem viver e a cura do planeta. O encontro aconteceu no Salão Nobre e atraiu público de mais de 100 pessoas para um bate-papo sobre a perspectiva do Bem Viver e um debate sobre os direitos dos povos indígenas. Depois da palestra, o Cacique ainda conversou com estudantes do CAUCP que tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente um índio. 

A palestra teve o intuito de falar sobre o Bem Viver, que é uma perspectiva filosófica de relação entre direitos da natureza, tendo o ser humano como parte desta, e uma vida plena, com o objetivo de levar a realização pessoal e coletiva nos diversos campos da existência. Ela foi ministrada pelo Cacique Ninawá, que partiu da experiência concreta vivida pelos povos indígenas da Amazônia brasileira, nomeadamente seu próprio povo, os Huni Kui do Acre.

UCP recebe palestra com Cacique Ninawá

A escolha do tema surgiu da importância de debater visões alternativas de desenvolvimento e relação com a Natureza em um contexto de profunda crise ambiental e social no qual estamos imersos. 

“Em especial, dentro de uma perspectiva de direitos humanos, o objetivo era propiciar um espaço de diálogo com os povos indígenas no ambiente acadêmico para que pudéssemos conhecer um pouco mais a realidade e a visão destes povos sobre os nossos problemas ambientais e as suas propostas para resolvê-los”, comenta a Profª. Drª. da graduação e mestrado em Direito da UCP, Denise Salles, que organizou o evento junto com o mestrando Lindomar Padilha em parceria com o Centro de Ciências Jurídicas.

“Os povos indígenas no Brasil possuem poucos espaços de diálogo e possibilidade de expor suas propostas em relação à defesa do Meio Ambiente. Além disso, continuam a ser espoliados em seus direitos e perseguidos de inúmeras formas. É preciso que possamos ouvir a realidade das comunidades indígenas e que esse diálogo possa fortalecer espaços de defesa dos direitos dos povos originários e da Natureza”, disse Denise, que vai ofertar um curso de extensão na Universidade sobre o assunto em maio.

O curso O Bem Viver como proposta frente ao Desenvolvimentismo já está com as inscrições abertas e que terminam no dia 7 de maio. Ele será ministrado por Denise e Lindomar Padilha, mestrando da UCP, que tem uma atuação junto aos povos indígenas da Amazônia brasileira desde 1991 pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Também participaram do evento desta quarta o vice-diretor do CCJ e coordenador do curso de Direito, Prof. Maurício Guedes, que abriu a palestra; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Prof. Dr. Sergio Salles e o vice-diretor do Centro de Teologia e Humanidades (CTH), Prof. Dr. Carlos Frederico Calvet da Silveira.

Estudantes do CAUCP se encantam com Cacique

A criançada do CAUCP também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena com a visita do Cacique Ninawá. Ele conversou com os alunos e respondeu às perguntas da garotada, que tirou diversas dúvidas sobre os costumes, culinária e até sobre o cocar do cacique, que é uma espécie de coroa. No final, a turma ainda registrou o momento com diversas fotos.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000