Busca

 
 
A UCP obteve, mais uma vez, um bom resultado no Exame de Suficiência Contábil – que se assemelha ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil –, sendo a terceira melhor instituição de ensino particular do estado do Rio de Janeiro na avaliação. A Universidade teve 64,71% de aprovação - levando-se em consideração as faculdades/universidades com mais de 5 alunos aprovados como parâmetro adotado na análise de dados.

O resultado da prova, que foi realizada em setembro do ano passado, foi divulgado neste mês e recebida com comemoração pela instituição. Em todo o estado, entre as 59 instituições privadas e públicas, tendo em vista o parâmetro adotado na análise, a UCP ocupa a 7ª posição. A avaliação, que é aplicada pelo Conselho Federal de Contabilidade, é necessária para os alunos do curso de Ciências Contábeis conseguirem o registro para exercer a profissão.
 
Neste exame, mais de 3.500 universidades/faculdades foram avaliadas, sendo 149 no estado do Rio – 59 com mais de 5 alunos. Na classificação no cenário nacional, a UCP está entre as 40 melhores do Brasil. 

“Uma consideração importante é que nosso curso de Contábeis possui 41 anos de credenciamento no MEC e professores com formação contábil e experiência na área, o que garante uma relação teoria-prática atual e eficaz na formação dos alunos. Temos um altíssimo percentual de empregabilidade para alunos formados, o que mostra a excelência do nosso ensino e isso reflete nesse resultado”, comemora Marcelo Munch, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UCP.
A graduada em Engenharia de Produção da UCP, Cíntia Zuccon, é a mais nova aluna da University of Central Florida, localizada em Orlando nos Estados Unidos. Ela foi aprovada para o mestrado em Engenharia Industrial da Instituição norte-americana - considerado o melhor programa na área no estado da Flórida – para o próximo semestre que é o FALL 2019, começando em agosto de 2019 com conclusão em maio de 2021. A notícia foi recebida neste mês com muita alegria e orgulho pela Instituição petropolitana.

“Fico muito contente e feliz com esta notícia, ciente desde a graduação da Cíntia, como professor de disciplinas do curso de Engenharia de Produção e orientação no seu TCC, o seu desempenho e a sua dedicação. Os frutos desta semeadura já começaram logo quando terminou a graduação e a sua entrada no mercado de trabalho e agora com esta notícia excelente”, conta o professor adjunto do curso de Engenharia de Produção, José Luiz dos Santos Tepedino, que foi orientador no estágio e projeto do Trabalho de Conclusão de Curso da ex-aluna da UCP.

Graduada da UCP é aprovada em mestrado nos Estados Unidos
Cíntia com seu orientador, professor Tepedino, na colação de grau

“Posso dizer que o desejo de fazer um mestrado para futuramente lecionar nasceu na graduação por inspiração de alguns mentores maravilhosos que tive por lá. O curso de Engenharia de Produção foi o início da certeza da minha carreira e eu percebi que a faculdade era um lugar para quem tem sede de aprendizado e que eu não pararia após formada”, disse a engenheira de produção. 

Cíntia conta que se inscreveu para três universidades da Flórida: a UCF, Florida State University (FSU) e University of Florida (UF) para o Master of Sciences in Industrial Engineering (mestrado em Engenharia Industrial). 

“A única que já respondeu a aplicação foi a UCF, pois as universidades começam a revisar as aplicações em dezembro e tem até abril para responder aos alunos. Meu desejo era a UCF, primeiro porque foi a faculdade que eu mais me identifiquei com o programa do curso e também porque é a número um em Engenharia no Estado da Flórida”, conta. 

Graduada da UCP é aprovada em mestrado nos Estados Unidos

Durante cerca de quatro meses, a estudante passou pelo processo seletivo de pré-aplicação, provas e aplicação nas três instituições, todos bastante parecidos. A diferença foi na UFC que faz uma pré-aprovação baseada nas notas durante a faculdade e o MBA, ambas realizadas na UCP. 

“Como meu CR era alto, e na tradução do CR para GPA (que você tem que usar uma instituição que a faculdade recomenda, no meu caso foi a WES) eu fiquei com 3.70 de 4.0 para Engenharia e 3.71 / 4.0 para o MBA. Fui logo aprovada para a segunda fase. Para alunos internacionais na segunda fase é necessário realizar duas provas: TOEFL e GRE, a primeira de proficiência em inglês e a segunda seria como um vestibular de requisitos mínimos para um mestrado”, explica Cíntia, que atribui essa jornada como resultado da sua trajetória acadêmica.

“A UCP não só moldou meu conhecimento, mas também me deu oportunidades grandes de aprendizado durante os cursos que fiz (Engenharia de Produção e MBA em Qualidade e Gestão de Processos). Durante a faculdade fiz iniciação científica e estágio, o que foi ótimo para integrar os conhecimentos técnicos teóricos com a prática nas empresas, o que foi posteriormente intensificado pelo MBA. Se eu não tivesse escolhido a UCP, o meu caminho poderia ter sido diferente e talvez eu não chegasse até aqui. Deixo aqui um agradecimento a todos que fizeram parte dessa estrada e sei que esse é apenas mais um ponto nessa longa caminhada”, comenta.
Com mais de seis décadas de existência, o curso de Direito da UCP mais uma vez será agraciado com o Selo de Qualidade OAB Recomenda. A notícia foi dada nesta semana à Instituição, que foi convidada a participar da cerimônia de entrega que será realizada em janeiro. O evento acontece na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. 

Em sua 6ª edição, o Selo de Qualidade OAB Recomenda tem o intuito de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no país. A referida distinção expressa reconhecimento às instituições de educação superior cujo curso de graduação em Direito apresente elevado padrão, conforme critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, ligada ao Conselho Federal da OAB. Para elencar as instituições contempladas são levadas em consideração a média de aprovação na prova da OAB e também o conceito do curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. 

“O simples fato de já ser reconhecido pela OAB é uma grande vitória para a UCP. Isso traz um reconhecimento do grau de importância da UCP. O nosso curso de Direito tem uma relevância muito grande não só para a cidade de Petrópolis, mas para toda a região. E isso vem engrandecer o nosso curso, trazendo assim um reconhecimento de todo trabalho que vem sendo feito na Universidade. Com o Selo OAB Recomenda, a curso de Direito da UCP passa agora a ter um reconhecimento não só a nível da área de Petrópolis e região, mas nacional. E isso é de extrema importância para nós”, afirma Antônio Carlos Pimentel, diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UCP.