Busca

 
 
Um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCP visitou, no mês passado, o Instituto Pereira Passos, no Rio de Janeiro, e teve a oportunidade de conhecer a estrutura de um instituto com larga experiência no estudo das questões urbanas. Com foco na cidade do Rio de Janeiro, o IPP-Rio possui vasto arquivo de projetos e programas que foram apresentados aos alunos pela equipe local. A visita do grupo da UCP – que aconteceu no dia 29 de junho - ainda foi destacada no portal de notícias da instituição.

Acompanhados pelos professores Ana Kizzy e Jaime Hidalgo, 12 alunos da UCP conhecerem não só a estrutura do IPP-Rio, como também o SIURB, que é o Sistema Municipal de Informações Urbanas. Ele é aplicado à gestão da cidade e integração de vários órgãos em seus processos gerenciais e estratégicos, o “que deu aos alunos a visualização de um programa municipal inspirador, além da dimensão do desafio da gestão urbana”, disse Alline Serpa, professora da UCP que coordenou a atividade para os alunos. 

“Alguns alunos saíram sensibilizados. Assim, a atividade alcançou o objetivo esperado: ampliar o conhecimento geral de alunos que já possuem vivência da escala urbana através de disciplinas específicas no curso de Arquitetura e Urbanismo”, comenta a professora.

Para ela, a atividade vai contribuir na formação profissional desses alunos, que poderão trazer essa experiência para a realidade em Petrópolis.
 
“Pessoalmente, entendo que essa aproximação junto aos órgãos gerenciais de cidades complexas como o Rio de Janeiro são de extrema importância para conhecer o papel de sua formação (e das competências adquiridas) na gestão urbana das cidades. E poder desenvolver uma reflexão crítica sobre a gestão municipal de Petrópolis, propondo, dentro de um exercício acadêmico ou em sua atuação profissional, intervenções de ampla visão estratégica e democrática”, observa Alline. 

View the embedded image gallery online at:
http://www.ucp.br/web/index.php/en/noticias-ucp#sigFreeIde25af20716
Um novo grupo com sete estudantes da UCP, de sete cursos diferentes, embarca neste semestre para fazer intercâmbio em cinco países. São alunos de graduação em Engenharia Civil, Mecânica, Relações Internacionais, Psicologia, Pedagogia, Biomedicina e Arquitetura, entre o 4º e 9º períodos, que viverão a experiência de outras culturas, sempre com foco no conhecimento acadêmico. Nesta quinta-feira (05.07) eles se reuniram com a pró-reitora de graduação, Regina Maximo, e com Beatriz Celina Pires, do Núcleo de Intercâmbio Internacional e Cooperação Científica (NIICC) da UCP, para os ajustes finais da viagem.

“Desejo a vocês muito sucesso. Aproveitem a oportunidade de estar no exterior, conhecendo outras culturas e fazendo amizades nessas instituições que têm pessoas do mundo inteiro. Isso é muito bacana e muito diferente. Para nós, da Universidade, é uma satisfação que vocês se aventurarem e busquem essa oportunidade, também porque divulga o nome da nossa Universidade por onde passam. Temos relatos de alguns alunos que voltaram com oportunidades de fazer uma pós-graduação ou de se inserirem em grupos de pesquisa de professores. Então encarem como oportunidade de crescimento profissional e pessoal também, pelas vivências que recebem”, observa a pró-reitora. 

É o que espera o estudante de Engenharia Mecânica, Nathan Barbosa Pontes, de 21 anos, que vai trocar temporariamente as terras brasileiras pela Europa, mais especificamente Portugal. A ida do aluno do 8º período para o Instituto Politécnico de Coimbra tem como objetivo já desenvolver o tema escolhido para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser sobre energia eólica. 

“Eu já quero começar a desenvolver meu TCC lá. Acho essa oportunidade oferecida pela UCP muito boa, pois já estava querendo desenvolver o tema aqui no Brasil, que tem oferta. Mas essa questão de energia eólica está crescendo muito em Portugal. E ter no currículo que você desenvolveu seu TCC em um país estrangeiro gera todo um diferencial. Se disputar uma vaga com um candidato com o currículo parecido, mas eu fiz um intercâmbio e ele não, com certeza será um fator diferencial”, comenta o aluno. 

Além do Instituto Politécnico de Coimbra, os alunos farão intercâmbio na Universidad Católica del Uruguay, Instituto Politécnico de Leiria, Universidad Católica de Temuco e Universidad Católica de San Pablo.

View the embedded image gallery online at:
http://www.ucp.br/web/index.php/en/noticias-ucp#sigFreeId50f885b7f1
Depois de agitar a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UCP, a palestra La Casa de Ensino, promovida pelo curso de Administração, também foi levada ao polo de Ensino a Distância da Universidade, em Magé. O encontro aconteceu na última quinta-feira (28.06) e teve o objetivo de passar ao público lições de Gestão, Negociação e Liderança para boa administração, a partir de uma didática diferente apresentada com a famosa série do Netflix, La Casa de Papel.

“São atividades importantes para mostrar a Universidade e se mostrar relevante. O aluno precisa se sentir dentro da Universidade, mesmo sendo EAD. Então fazer atividades como essa nos nossos polos, promovendo encontros entre estudantes e professores, faz com que ele se sinta parte da Universidade”, comenta o coordenador do curso de Administração da UCP e vice-diretor do CCSA da UCP, Ueliton da Costa Leonídio. Ele destaca o diferencial de atividades como a palestra ministrada em Magé.

“Quando fazemos um evento, como a palestra La Casa de Ensino, mostramos que a universidade tem uma abordagem moderna e diferenciada. Por mais que seja baseada numa série, ela tem diversas aplicações práticas que fazem relação de teoria e prática, e mostra também um novo formato de aprendizagem. Estamos muito acostumados a repetir o que o livro fala ou falar de uma experiência pessoal. E quando usamos uma série para falar de aspectos teóricos e práticos, acho que a aprendizagem fica mais interessante e atrativa para o aluno. E quem está de fora passa a ver a universidade com outros olhos”, pontua. 

A palestra foi apresentada por Ueliton e pelos professores Flávia Serpa, Antônio Rubens Coelho, Carlos Alberto Figueiredo e Márcia Julião que “interpretaram” as personagens da série para apresentar ao público noções de uma boa administração baseada nos três pontos: Gestão, Negociação e Liderança.

View the embedded image gallery online at:
http://www.ucp.br/web/index.php/en/noticias-ucp#sigFreeId1eef5c50db