Busca

 
 
A História e sua interdisciplinaridade foram tema da palestra na UCP com um dos nomes mais conhecidos no assunto, Prof. Dr. José D'Assunção Barros. O evento promovido pelo Centro de Teologia e Humanidades, por meio do curso de História, aconteceu nesta segunda-feira (24.06) no Salão Nobre do Campus Dom Veloso. Na ocasião, o palestrante também lançou o livro Interdisciplinaridade na História e em outros campos do saber.

“História e Interdisciplinaridade é uma aposta que a historiografia francesa fez a partir de 1920.  Porque até o século XIX, a história era focada só em história política. Uma forma de atrair a população para a leitura, isso chamamos de história pública, foi cruzar história com outros ramos. Por exemplo, história com geografia, com antropologia. Nesse sentido outros problemas surgem para a historiografia”, comenta o Prof. Dr. Leandro Ricon que organizou o evento em conjunto com o coordenador do curso, Bruno Tamancoldi.

O evento teve objetivo de inserir a discussão da interdisciplinaridade na produção historiográfica; demonstrar para os interessados a possibilidade de uma história (em nível escolar) que foque no diálogo com as outras disciplinas; e analisar a interdisciplinaridade como um fator emergente na produção do conhecimento contemporâneo.

“Hoje me parece que é importante essa figura da interdisciplinaridade na história, porque existe um conceito que é muito caro para nós, historiadores do século XXI, que é consciência histórica. É fazer os indivíduos se localizarem no tempo em que eles vivem. E me parece que a interdisciplinaridade funciona muito bem como essa religação entre os saberes. Porque em algum momento, pelo menos até o século XVIII, esses saberes todos eram unificados, foram bem separados. Essa é uma palestra que busca o diálogo com outras disciplinas”, finaliza.

A Igreja de Santo Antônio de Paquequer, em Teresópolis, foi o palco do concerto com o Coral Laus Deo, do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), e banda formada por músicos da Escola de Música UCP para marcar o lançamento da unidade no polo de Ensino a Distância (EAD) da Instituição no município vizinho. A apresentação aconteceu neste domingo (16.06) dentro das festividades da Festa do Glorioso Santo Antônio, que contou também com a série de palestras Novas Experiências: Instrumentos, Canto Coral e Regência.

UCP lança Escola de Música no polo EAD da Universidade em teresópolis

“Esse é um momento muito especial e importante para nós da UCP, por termos a oportunidade de trazer para uma cidade querida, como Teresópolis, e para o nosso polo EAD mais um pouco da nossa expertise, agora com uma da unidade da Escola de Música. É uma felicidade podermos estreitar essa relação com Teresópolis trazendo cultura e conhecimento que vão contribuir para a formação dos profissionais aqui da cidade, em uma área muito rica como Petrópolis, que é a musical”, observa o vice-reitor da UCP e diretor da Escola de Música, maestro Marcelo Vizani.

A Escola de Música UCP chega em Teresópolis oferecendo 10 cursos livres: bateria; percussão; violão; guitarra; teclado; piano; regência; teoria musical; harmonia e canto coral. Para marcar o lançamento, professores da unidade dividiram um pouco sua experiência nas palestras realizadas durante a tarde. Depois, eles formaram a banda que se apresentou junto com o Coral Laus Deo, que também fez presença na Santa Missa de encerramento das festividades de Santo Antônio. A programação e chegada da Escola de Música UCP foi aprovada pelo público, que prestigiou o evento.

“Acho que é sempre válida a chegada de uma escola de música, pois Teresópolis precisa muito desses movimentos, do aperfeiçoamento musical. Precisamos muito disso, pois o nosso ensino ainda deixa muito a desejar e tem sempre a acrescentar uma escola de música superior, que vem com esses cursos”, disse o violinista e professor na rede estadual de ensino, Vinícius Pacheco, que chegou cedo para participar das palestras e conferir o concerto.

UCP lança Escola de Música no polo EAD em teresópolis

As atividades da Escola de Música UCP em Teresópolis terão início em agosto, mas os interessados já podem garantir a sua vaga e fazer a inscrição no polo EAD da UCP, que fica na Rua Monsenhor Nivaldo nº 342, no Alto. Mais informações pelo telefone (21) 95903-3732 ou pelo e-mail escolademusica@ucp.br.

As influências africanas e indígenas nas composições foram mostradas nas interpretações dos alunos da Escola de Música UCP no III Concerto Temático promovido na última sexta-feira (14.06), no auditório do Campus Dom Veloso. Com o tema O Negro e o Índio, o evento tem a proposta de oferecer aos alunos da Escola de Música e à comunidade um evento de aprimoramento através de temas musicais. O público conferiu um repertório com canções de Sandra de Sá, Chico Buarque, Rita Lee, Renato Russo, entre outras em músicas que tenham essa abordagem.

“A escolha do tema do concerto foi uma sugestão dos professores por ser um tema que está em evidência e que queremos também poder contribuir com ele de alguma forma. Porque a riqueza da nossa cultura, da nossa diversidade contribui muito para esse tipo de apresentação que queremos propor. Além disso, queremos também que os alunos coloquem em prática aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e também que consigam aprender a superar a timidez e medo de subir num palco, a lidar com isso”, pontua o coordenador pedagógico da EMUCP, Tharcio Becker.