Busca

 
 

Ministrante:

Maria Beatriz de Almeida Serra: Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista Psicomotricidade Clínica e Educacional pelo IBMR. Especialista em Tecnologia Educacional em Ciências da Saúde (NUTES/UFRJ). Graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula. Atuando principalmente com Formação de Professores e Educação em Trabalho para profissionais da área da saúde. Colaboradora desde 1988 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ/IBBY - Brasil. Membro da Equipe de Coordenação do Projeto de Extensão/FASE - Raízes Literárias desde 2017.

Objetivos:

Apresentar a palavra e ilustração em sua potência de poesia nos livros para crianças, um convite para conhecer o Triângulo Amoroso - criança, livros e adulto. Podemos considerar este momento de encontros e descobertas como investimento para o desenvolvimento saudável e a melhora na qualidade da relação entre adultos e crianças.

Analisar experiências no Brasil e no mundo que comprovam que a presença de leitura e livros de histórias em postos de saúde, consultórios e hospitais, além das bibliotecas e escolas, colaboram com a qualidade da relação família/médico/paciente, com o desenvolvimento saudável e a melhora da auto-estima do profissional/adulto envolvido. Alguns exemplos: "Receite um Livro" da Sociedade Brasileira de Pediatria , "Natti per Legere" na Itália , entre outros que relacionam saúde, educação e cultura. Apresentar acervo de livros para crianças que dialogam com o leitor, criança e adulto.
 

Público-alvo:

Profissionais e estudantes da área da saúde, adultos que gostam de ler para/com crianças e professores.