Busca

 
 

O curso de Introdução ao Roteiro consiste em cinco encontros de três horas que atravessam todo o espectro da criação dramatúrgica como foco no cinema, seguindo uma estrutura similar ao processo de escrita do roteirista: conceitos gerais de dramaturgia que guiam a criação do personagem e da história; o desenvolvimento do personagem e de seus elementos dramáticos; a estruturação em três atos e a construção do tratamento; e as ferramentas de escrita dramatúrgica. Por fim, o último encontro aborda a aplicação destes conhecimentos dentro da estrutura típica de um roteiro para TV, passando pelas semelhanças e explicando as diferenças entre os dois meios de comunicação. Seguindo esses cinco encontros, o aluno terá a compreensão teórica que embasa todo o trabalho do roteirista assim como as ferramentas necessárias para desenvolver e escrever seus próprios roteiros ou analisar outros roteiros.

 

Ministrante:

Pedro Eler de Carvalho Eiras: Pedro Eiras, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com Mestrado em Literatura e Cinema pela University of Massachusetts – Amherst. Já escreveu e dirigiu dois curtas-metragens e teve projetos de roteiros finalistas no FRAPA, Rio Content Market e Festival Varilux de Cinema.

 

Público-alvo:

Para aqueles que desejam iniciar uma carreira profissional de roteirista, mas também possibilitando um aprimoramento acadêmico sobre o assunto para alunos que pretendem seguir estudos nessa área. O curso também é indicado para aqueles que não desejam trabalhar profissionalmente com roteiro, mas que gostariam ter um conhecimento maior sobre o assunto.