Busca

 
 

Neste tempos conturbados, de extremismos e intolerância, mais do que nunca se torna importante conhecermos os ensinamentos e vida destes grandes místicos,santos e instrutores que a tradição cristã nos legou. É o ensinamento de Jesus, desdobrado por estes grandes místicos cristãos, que ajudará as forças civilizatórias derrotarem as forças da barbárie que ameaçam o mundo em que vivemos. Torna-se importante, então, conhecermos um pouco deste rico legado, de luz, vida e amor.



Ministrante:

Prof. Claudio José do Valle Miranda: Graduação em Comunicação social pela UFF, possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisador do fenômeno religioso, religiões comparadas e ciências políticas.
 
 

Objetivos:

Tem como objetivo apresentar uma introdução a dimensão mística do cristianismo. Refletirmos sobre o que é a experiência mística e como ela se manifesta na religião cristã. Estudaremos a dimensão mística do ensinamento de Jesus especialmente aquele presente no Evangelho de João. Posteriormente estudaremos alguns dos principais representantes do misticismo cristão na Antiguidade como St. Agostinho e São Dionísio, na Idade Média como Mestre Eckhart e São Francisco, na Idade Moderna como São João da Cruz e Santa Tereza e na Idade Contemporânea como Carlos de Foucault.

Público-alvo:

Estudantes de Teologia e Filosofia e todos aqueles que, cristãos ou não, valorizam a importância da presença de Deus em suas vidas e, para tanto, o conhecimento da sabedoria e exemplo de vida dos grandes místicos cristãos.