Busca

 
 

Ministrantes:

Maurício Pires GuedesPossui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2002) e pós-graduação em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2007). É mestre em Direito pela Universidade Gama Filho - UGF (Capes 5) e doutorando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (Capes 4). É professor da graduação e convidado da pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). É advogado, tendo exercido a função de procurador adjunto administrativo do Município de Petrópolis entre os anos de 2009-2012.

Maurício Vicente Ferreira JúniorMaster of Arts - Museum Studies pela State University of New York (1994) e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Diretor do Museu Imperial / IBRAM / MinC, professor de História da Universidade Católica de Petrópolis. Com experiência nas áreas de História, Artes e Museologia, já fez a curadoria de mais de trinta exposições. Tendo atuado em instituições, associações e comitês técnicos no Brasil e nos Estados Unidos, presidiu o Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO entre 2016 e 2017. É membro do Conselho Internacional de Museus, da Academia Petropolitana de Educação, da Comissão de Arte Sacra e Liturgia da Diocese de Petrópolis e do Conselho do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. É, ainda, sócio do Instituto Histórico de Petrópolis e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
  

Objetivos:

Inserir os alunos na análise histórico-jurídica das três primeiras constituições do Estado brasileiro a partir de um prisma interdisciplinar.

Público-alvo:

Alunos da Universidade Católica de Petrópolis, bem como interessados em geral.