Busca

 
 

A temática a ser trabalhada aos sábados é relativa ao pensamento do pensador Max Scheler sobre sua obra Modelos e Chefes, muito atual para os nossos dias. A finalidade desses estudos é sempre desenvolver o próprio pensamento filosófico como um livre pensador sem estar preso a nenhuma visão própria de uma determinada corrente de pensamento ou Escola.

O método será sempre fenomenológico e hermenêutico baseado em leituras e análises de textos originais. Esses encontros que estão sendo realizados já há mais de 25 anos e podem ser de grande utilidade para acadêmicos e demais interessados, aumentando sua cultura filosófica e humanística.



Ministrante: Prof. José Ozanam de Castro

Bacharel em Filosofia pela Faculdade D. Bosco, hoje UFSJ, São João del-Rei, MG, 1956-1958. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Atualmente, Professor Assistente do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e Professor Titular da Universidade Católica de Petrópolis. Licenciado em Filosofia pela UFMG, em 1968, Aperfeiçoamento em Filosofia da Educação, UFMG, em 1969. Pós-graduação em Filosofia, UFRJ, nos anos de 1970 a 1978. Aperfeiçoamento para professores universitários, Convívio, Sociedade Brasileira de Cultura, São Paulo, SP, Jan-Fev. 1972. Graduado em Teologia Católica pelo Instituto Teológico Pio XI, São Paulo, SP, em 1962-1965. Professor Titular de Ética da Universidade Católica de Petrópolis, RJ, desde 1970 até o presente momento, tendo lecionado para vários cursos, Introdução à Filosofia, História da Filosofia, Ética, Antropologia, Teologia. Professor Assistente do IBMR, Centro Universitário Hermínio da Silveira, desde 1989 até o presente momento, lecionando Metodologia Científica e Antropologia.