Busca

 
 

Ministrante:

Andressa Moreira Hazboun: Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, iniciou a carreira artística no Grupo de Ópera Canto Dell’Arte da Escola de Música da UFRN (2007-2011), como cantora e, posteriormente, dramaturga e assistente de direção. De 2011 a 2013, fez parte do grupo teatral Pele de Fulô (Natal-RN), contemplado com o prêmio Myriam Muniz montagem e circulação. Em 2014, mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou como atriz em montagens da Cia Mimos Brasil de Teatro e Mímica, no espetáculo "Shakespeare é Brasileiro" colaboração da Cia Os Ciclomáticos com a diretora americana Rebecca Clarck e na performance “Dauguter” da diretora internacional Jill Greenhalgh, fundadora do The Magdalena Project.

Como dramaturga, foi premiada no IV Concurso Jovens Dramaturgos - SESC (2014) e no Concurso Revelação de novos autores do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural (2015-2016). Com o diretor Gabo M. Barros, da Cia Placenta de Teatro Ritual, criou em 2017 a oficina de escrita para teatro “Ateliê da Palavra” e trabalhou como dramaturgista do espetáculo dessa companhia: “A Cachola dos Pequenos”. Em 2019, seu texto “Como nascem as oliveiras”, estreou com montagem da Cia Teatro de Afeto, contemplado no Festival Novos Talentos do SESI. Atualmente, mora em Petrópolis e integra a Cia Palhastônicos e o núcleo de pesquisa Mito Rito e Cartografias Femininas - MOTIM, da UERJ, coordenado pela Profa PhD. Luciana Lyra.
  

Objetivos:

Compreender a história da dramaturgia como prática literária e social, observando as transformações dessa escrita e do seu papel no processo criativo teatral; Apropriar-se das formas literárias no teatro, em especial a dramática, seus fundamentos e princípios, possibilitando a criação de textos teatrais; Ampliar o potencial criativo para a escrita e fruição de textos teatrais, através do contato com obras diversas e exercícios de dramaturgia.

Público-alvo:

Profissionais e estudantes de Letras, Psicologia, Filosofia e outros interessados em literatura, escrita criativa e teatro, bem como artistas profissionais ou amadores.