Busca

 
 

Ministrante:

Gustavo Alvim de Góes Bezerra: Cursando o doutorado em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (iniciado em 2017), possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e graduação em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio (2008). Desde 2017, é Secretário - Executivo Adjunto da Área Temática de História das Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais, tem trabalhos desenvolvidos na área de História das Relações Internacionais, em especial sobre o século XIX europeu, diplomacia, século XX e D. Pedro II, durante a atuação no Tribunal de Contas do Estado, passou a atuar também na área de administração pública, com ênfase nos níveis municipal e estadual.
  

Objetivos:

Incentivar o debate sobre Relações Internacionais e História através da observação do fenômeno da escravidão e das suas múltiplas manifestações ao longo do tempo. Por meio desse exercício, busca-se encorajar uma chave de interpretação para as relações internacionais que, ao mesmo tempo que histórica, portanto observando as possibilidades de narrativa que articulam os eventos, atenta para os contextos políticos específicos nos quais estão inseridos os agentes que conferem novos significados às práticas.

Público-alvo:

Alunos dos cursos de Relações Internacionais e de História da UCP, bem como a comunidade acadêmica estendida da Universidade.