Busca

                
/images/UCP/SLIDE/Banner_Corona2.png

Quanto tempo vai durar a substituição das aulas presenciais pelas feitas com a mediação dos recursos de tecnologia de informação e comunicação?

Essa situação perdurará pelo tempo determinado pelas autoridades públicas, às quais a UCP está sujeita. A princípio as aulas presenciais foram suspensas por 15 dias a partir do dia 16 de março, podendo ser prorrogado.

Todas as disciplinas podem ser substituídas?

Não. A Portaria do Ministério da Educação nº 343 de 17 de março de 2020 veda a substituição das disciplinas de Estágio, de prática profissional e laboratoriais.

Como fica o controle de frequência?

Continua sendo obrigatória. A frequência está sendo coletada pelos docentes durante as aulas ao vivo, por meio de recursos no ambiente virtual, que permitam constatar a presença do aluno no horário da aula.

Como será a avaliação?

A avaliação parcial ou as atividades que compõem a avaliação continuada serão substituídas por atividades elaboradas pelos docentes no ambiente virtual. Podem ser trabalhos, questionários, tarefas, seminários ou outra forma mais apropriada a cada uma Os docentes terão que fazer adequação daquilo que foi acertado no início do semestre.
Quanto a Prova Final, será informado em breve, assim que tenhamos um cenário mais claro com relação ao prazo do retorno às aulas presenciais. No entanto, caso a situação persista até lá, será utilizado o mesmo critério do aplicado às provas parciais.
 

Haverá reposição de aula?

Será feita a reposição das aulas das disciplinas que não puderem ser integralmente ou parcialmente ministradas com a utilização dos recursos de tecnologia da informação e comunicação, como os estágios e as disciplinas que tenham prática indispensável nos laboratórios.

Quando será feita a reposição de aulas?

Para determinar este prazo, depender-se-á do retorno das aulas presenciais para se programar a reposição das aulas práticas e de estágios.

Será necessário pagar a reposição das aulas ou disciplinas que não puderam ser ministradas nesse período por motivos da suspensão de aulas presenciais?

Não. Caso o aluno mantenha-se cumprindo com suas obrigações financeiras neste semestre.

Pagarei excesso de crédito, caso a disciplina tenha a reposição somente no próximo semestre?

Não. Porque as disciplinas já foram pagas no período anterior. 

As disciplinas que não foram ofertadas de forma remota nesse período e forem pré-requisito de outra ofertada no próximo período, terei direito a quebra de pré-requisito para me matricular e não atrasar meu curso?

Sim. O aluno deverá apresentar requerimento solicitando quebra de pré-requisito justificando a peculiaridade do seu caso. Será deferida excepcionalmente.

Como encontro o meu coordenador neste período de isolamento?

Foi criado o “espaço do coordenador” na página principal da UCP, com seu acesso no link “Aulas EAD”. Converse com ele por meio deste recurso.

Como faço para obter assinatura no meu contrato de estágio não-obrigatório?

A SERAC do Campus D. Veloso (Benjamin Constant, 213) está funcionando regularmente, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 18h. Deixe lá seu contrato e as assinaturas necessárias serão providenciadas.

Como ficará a situação do meu estágio obrigatório, quando esta situação de isolamento terminar?

A situação dependerá de quando a suspensão do isolamento social ocorrer. A saúde de nossos alunos é prioridade. Os coordenadores de curso tomarão as iniciativas necessárias e prestarão todas as orientações no momento oportuno.

Como faço para ter informações sobre outras questões que não sejam acadêmicas?

Mande e-mail para o faleconosco@ucp.br que te responderá ou direcionará sua mensagem para o setor apropriado, se for o caso.

Se eu tiver dúvidas sobre a operação do ambiente virtual de aprendizagem, a quem recorro?

Envie e-mail para o Núcleo de Educação a distância ead@ucp.br, ou ligue para 24-2244-4090.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000