Busca

            
 
 

Ministrante:

MIRKA DA PIEVA: Bacharelado em Piano pela UFSM, Especialização em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e Mestrado em Práticas Interpretativas pela UFRGS. Desde 2012 produz jogos musicais e é frequentemente convidada a dar palestras sobre o tema em Universidades e escolas de Música. Ela também compõe músicas de piano para alunos em nível intermediário e mantém o projeto Jovens Compositores sob a orientação do professor Ernesto Hartman (UFE), no qual seus alunos são incentivados a escreverem suas próprias músicas e apresentarem em eventos especiais para colegas, amigos e familiares. Além disso, participa como compositora na Equipe da Alda Music Publisher, uma editora de partituras dedicada a obras pedagógicas para piano. Mirka administra seu Estúdio em capacidade total e juntamente com outros colegas professores, realiza masterclasses, workshops e recitais promovidos pelo grupo PIANÓPERA – aulas de música. Desde 2014 mantém ativo o seu blog, o Mirka&Piano, onde compartilha materiais, ideias e assuntos relacionados ao ensino de música.


Objetivos:

No workshop serão apresentadas alternativas criativas para ensinar conceitos de leitura e percepção musical através de jogos. Todos os materiais abordados são voltados para alunos iniciantes e poderão servir tanto para aulas individuais (professor e aluno) como grupo (turma com vários alunos). O objetivo principal é promover maior motivação no aprendizado desses conceitos através de materiais lúdicos, divertidos e, ao mesmo tempo, desafiadores. Serão abordados diversos tipos de jogos como: cartas, tabuleiro e até aplicativos para Ipad, tablet e celular. Essa diversidade de recursos traz uma infinidade de possibilidades tornando a aula muito mais rica e prazerosa, com auxílios didáticos que cativem e dialoguem com as plataformas digitais tão presentes do quotidiano dos alunos. Durante o workshop serão fornecidas ideias de como fazer alguns jogos e também uma lista de blogs, sites e lojas onde encontrar esses materiais. Haverá também um momento onde acontecerá uma oficina de construção de jogos utilizando materiais simples que se tem em casa para promover muita motivação nas aulas.

  

Público-alvo:

Professores de música (instrumento, voz ou teoria e percepção) que trabalhem com faixas etárias de 4 a 12 anos (preferencialmente), alunos de cursos de licenciatura ou bacharelado em música, profissionais da área de música com nível técnico. O conteúdo da palestra poderá ser adaptado e aplicado a alunos de outras idades, portanto professores que trabalhem com adolescentes e adultos, bem como alunos de música e pais também são convidados a participar.
  

Pré-Requisito:

Conhecimento musical em nível intermediário.

Conteúdo Programático:

1. A importância dos Jogos no ensino musical para ensinar e motivar;
2. Descrição dos Tipos de Jogos (Movimento, de Mesa, Eletrônicos);
3. Ideias de como montar um kit básico de jogos para usar com os alunos de música;
4. A importância dos Jogos eletrônicos para a geração digital;
5. Oficina de montagem de jogos com sucata;
6. Apresentação e experimentação da linha de Jogos Mirka Brinca.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000