Busca

            
 
 
O objetivo do curso é uma introdução à teoria e prática clínica da psicoterapia corporal. Os alunos serão apresentados à perspectiva filosófica e científica que embasa a visão do ser humano como unidade mente-corpo; à história da criação, evolução e expansão dessa abordagem psicoterápica; à teorias e conceitos centrais, como a construção de defesas psicocorporais durante o desenvolvimento infantil e sua manifestação na vida adulta através de padrões corporais, cognitivos, afetivos e comportamentais; à sensações físicas e linguagem não-verbal como fontes de informação; e algumas técnicas para uso em atendimentos e consigo mesmo. A exposição do conteúdo teórico será acompanhada de práticas, dinâmicas para estimular o autoconhecimento, a sensibilidade e a consciência corporal pertinentes a esse trabalho.


Ministrantes:

Marcello Gazzola: Psicólogo (CRP 05/52081) com graduação pela PUC-Rio. Mestrado em Psicologia (em andamento) pela UCP (Universidade Católica de Petrópolis). Psicoterapeuta de orientação corporal certificado pelo Bodynamic International ApS (Dinamarca) em Foundation Training, e Practitioner em formação. Conduz vivências de psicoterapia em grupo desde 2014. Iniciou a prática clínica individual desde 2015, atualmente atendendo em Petrópolis e Itaipava. Atuou nas Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro e de Petrópolis no hospital psiquiátrico Philippe Pinel (RJ) em 2016, Ambulatório de Saúde Mental Carl Rogers e CAPS I Núbia Helena dos Santos (Itaipava) em 2018 e 2019. Desde 2017 ministra palestras, oficinas e cursos de extensão no meio acadêmico com temas relativos a psicoterapia. Sua trajetória inclui ainda, estudos ou experiências em Psicanálise Winnicottiana (Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana), Gestalt-terapia (Centro de Gestal-terapia Sandra Salomão), Psicologia Analítica (projeto Produções do Imaginário em Psicologia Aplicada, RJ), Psicologia Transpessoal (Grof Transpersonal Training), bacharelado incompleto em Física (UFRJ), e também trabalhos voluntários como terapeuta em comunidades quilombolas e ribeirinhas na Ilha do Marajó (PA), no Morro do Vidigal (RJ), e atuação como psicólogo em instituição promotora de intercâmbio com povos indígenas (TXAI).

Nelly Bodely: Psicóloga (CRP 05/54293) pela UCP, com graduação também em Antropologia pela Goldsmiths College University of London (1993), psicoterapeuta certificada em Psicoterapia Corporal pelo Chiron Centre for Body Psychotherapy (Londres, 2000), pela Escola de Biossíntese do Rio de Janeiro (2009), e terapeuta em Experiência Somática pela Associação Brasileira do Trauma (2014). Atua como psicoterapeuta desde 2001 e foi professora de yoga de 2007 à início de 2019. Atualmente dedica-se integralmente ao trabalho de psicoterapia, atendendo em consultório particular e nos últimos dois anos foi supervisora voluntária para estagiários de psicologia na ONG SOS Vida.

Luisa Aguirre: Psicóloga (CRP 05/54874) pela PUC-Rio, psicoterapeuta corporal certificada pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana, Rio de Janeiro. Atua na área clínica, atendendo em Petrópolis e Rio de Janeiro.

 

Público-alvo:

Estudantes de Psicologia e psicólogos.


Conteúdo programático:

  • A perspectiva da unidade mente-corpo
  • Pesquisa científica em Cognição Incorporada
  • Diversidade das abordagens corporais na psicoterapia
  • A criação da psicoterapia corporal por Wilhelm Reich
  • Mecanismo de defesa psicocorporal
  • Introdução às estruturas de caráter (EC) (Origens das EC nas fases do desenvolvimento infantil | Características corporais, afetivas, cognitivas e comportamentais das EC)
  • O corpo próprio e do outro como fonte de informação
  • Ressonância somática e a atenção simultânea do terapeuta ao paciente e a si
  • Recursos corporais para o desenvolvimento de habilidades intra e interpessoais
  • Tipos de intervenção corporal em psicoterapia
  • Ética e cuidado nas intervenções corporais
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000