Busca

            
 
 
O curso tem como objetivo discutir as implicações da ascensão da internet e das redes sociais para as relações internacionais no Século XXI.


Ministrante:

Jonatas Torresan Marcelino: Graduado em Comunicação Social pela UNESP (2004-2008), Mestre em Relações Internacionais pela UERJ (2011-2013) e Doutorando em Relações Internacionais pela USP (2016-2020). Pesquisas desenvolvidas na área de comunicação e relações internacionais, com trabalhos apresentados no Uruguai, Argentina, Espanha e Suíça. Oito anos de experiência no mercado de relações públicas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

Público-alvo:

Alunos do curso de História e demais interessados.
 

Conteúdo programático:

OPINIÃO PÚBLICA E POLÍTICA EXTERNA: ORIGENS DAS DINÂMICAS DE INTERESSE (1960-70): Como se comporta a opinião pública em relação a temas de política doméstica e internacional no Pós-II Guerra Mundial.

AS DIFERENTES MÍDIAS E AS OPINIÕES POLÍTICAS AO FINAL DA GUERRA FRIA (1980-2000): Um novo contexto para a Opinião Pública: Ascensão do Capitalismo Informacional, da Globalização Liberal e da Pós-Modernidade.

A ASCENSÃO DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS EM TEMPOS DE INSTABILIDADE NA POLÍTICA INTERNACIONAL: Crise Econômica de 2008, Redes Sociais e Instabilidade Política: os efeitos nas mobilizações de protestos e poderes pelo mundo. Casos do Brasil, Oriente Médio, Estados Unidos e Europa.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000